Erros de SST que as empresas mais cometem

Para garantir que os colaboradores possam desempenhar suas funções sem que seu bem estar seja prejudicado, os empregadores precisam atentar-se às medidas de saúde e segurança do trabalho que devem ser tomadas de acordo com os riscos presentes em cada função. Porém, nem sempre é o que acontece.Erros de SST que as empresas mais cometem: operário segurando um capacete.

Listamos aqui os principais erros que as empresas cometem quando se trata de saúde e segurança ocupacional:

1. Não estar de acordo com a legislação e desrespeitar as NRs

Caso os gestores não estejam a par das novas leis trabalhistas e atentos as mudanças as quais as Normas Regulamentadoras vem sofrendo, podem acabar tendo que arcar com multas e penalizações, gerando muita dor de cabeça e atraso no andamento das atividades da empresa.

2. Não realizar a documentação SST

Os laudos e programas de Medicina e Segurança do Trabalho, além de garantir que o ambiente laboral é seguro para os colaboradores, em casos de processo trabalhista serve como provas de que a empresa estava preparada e de acordo com a legislação, podendo poupar a instituição de arcar com gastos financeiros que não lhe cabem.

3. Não realizar os exames de acompanhamento da saúde do trabalhador

Os exames ocupacionais, como o admissional, são um direito e uma obrigação das empresas e empregados, já que protegem ambos e atestam que o trabalhador tem boa saúde e preparo para desempenhar suas funções, principalmente aqueles que irão realizar atividades de risco.

Além do mais, quando o exame demissional for realizado, é possível constatar se alguma doença de cunho laboral surgiu. Já os exames periódicos permitem que a empresa observe o estado de saúde do colaborador, possibilitando que qualquer problema ou sinal de doença seja detectado de maneira precoce e garantindo boas chances de recuperação, bem como apontar que um empregado não deve mais realizar devida função.

4. Não supervisionar o uso dos EPIs

Muitas vezes os colaboradores acabam por achar que o uso dos EPIs é apenas uma formalidade e que não devem preocupar-se com acidentes. É tendência crer que o que ocorreu em outros casos não ocorrerá com a gente.

Portanto, além de fornecer todos os equipamentos de proteção corretos, a empresa deve ressaltar sempre a importância de seu uso e fiscalizar se os colaboradores estão, de fato, utilizando-os corretamente. Esse acompanhamento pode salvar vidas e evitar que a empresa arque com indenizações.

5. Não contratar funcionários capacitados e atualizados para cuidar da segurança da empresa

Todo profissional de qualquer setor deve manter em mente que sempre haverão novas coisas para aprender. Bons médicos, técnicos e engenheiros do trabalho sabem que a área está em constante mudança e atualizações são necessárias. É fundamental estar atento às novas tecnologias que podem tornar o trabalho muito mais seguros e produtivo, estudar a legislação e suas mudanças e conhecer as técnicas de análise e medidas de segurança que cada tipo de ambiente de trabalho requer.

Cuidar da segurança nos ambientes da empresa e acompanhar de perto a saúde dos funcionários pode tornar o trabalho mais produtivo, manter uma equipe mais feliz e interessada no desenvolvimento de suas atividades, evitar que a empresa sofra penalizações além de, claro, proteger a integridade física e o bem estar dos colaboradores.

O SESMO pode te ajudar nisso, entre em contato com a gente e descubra o que o sistema pode fazer por você!