Treinamentos de segurança do trabalho

Acidentes de trabalho agregam diversos problemas para as empresas todos os anos. Além de resultar em penalizações ou até mesmo processos, prejudicando a reputação e as finanças da empresa, muitas vezes os danos são irreparáveis na vida do funcionário.

Treinamentos de segurança do trabalho: engenheiros fazendo capacitação de funcionários.

A melhor forma de evitar essas ocorrências é preparando os colaboradores para cada risco que possa estar presente na sua função. Essa preparação ocorre através dos treinamentos de segurança específicos à cada função desempenhada dentro de uma instituição.

Porque realizar os treinamentos de segurança do trabalho?

As Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho ditam obrigatoriedade nos treinamentos de segurança do trabalho para os funcionários que exerçam atividades que apresentem risco, como aqueles que realizam trabalho em altura, com eletricidade ou maquinário. Porém, o zelo pela segurança e saúde dos trabalhadores não deve ser visto apenas como uma obrigação legal, mas sim como um investimento.

Além de evitar prejuízos, trabalhadores bem preparados são muito mais produtivos. Muitas vezes os empregadores não se dão conta da importância que os treinamentos de segurança exercem na capacitação dos funcionários, pois além de saber exercer suas atividades de forma eficiente, o trabalhador também precisa conhecer os riscos que ela apresenta e como trabalhar de forma prudente.

Por mais óbvio que possa parecer, é possível que o trabalhador esteja em determinado setor sem conhecer grande parte dos riscos aos quais está exposto todos os dias. A finalidade dos treinamentos de segurança do trabalho é fornecer ao trabalhador o conhecimento necessário suficiente para que ele possa identificar os riscos presentes no ambiente de trabalho, e principalmente, quais as medidas preventivas que devem ser tomadas.

O que o empregador não pode permitir é que o funcionário se sinta impotente ao perceber uma ou mais situações de risco e prossiga trabalhando no ambiente que está o colocando em perigo sem que nenhuma medida seja tomada, seja por falta de conhecimento ou medo de prejudicar-se se demandar alguma providência.

Toda a equipe deve trabalhar em conjunto, visando minimizar ou eliminar o máximo de riscos possível, estabelecendo o diálogo contínuo para que, sempre que um provável risco se apresentar, medidas sejam discutidas em coletivo.Por isso, é importante que o empregador esteja aberto a dialogar com todos os setores da empresa para que os principais problemas e eixos de incidentes sejam reconhecidos.

Treinamentos de segurança do trabalho: engenheiros fazendo capacitação de funcionários.

Funcionários que se sentem protegidos e valorizados confiam mais na empresa em que trabalham. Assim, a rotatividade de funcionários diminui e a produtividade da empresa aumenta. Além disso, diminuindo número de acidentes de trabalho a empresa não precisa arcar com custos indenizatórios ou afastamentos pelo INSS – que também resultam na queda de produção da empresa, devido ao número de funcionários estar reduzido.

Quais são os treinamentos obrigatórios antes do início das atividades dos funcionários?

  • NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos
  • NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção
  • NR 20 – Combustíveis e Inflamáveis
  • NR 33 – Espaço Confinado

E os treinamentos obrigatórios no decorrer das atividades?

  • NR 05 – CIPA
  • NR 06 – Equipamento de Proteção Individual (EPI) periodicamente
  • NR 07 – Primeiros Socorros
  • NR 10 – Básico (Eletricidade) 40 horas, bienalmente
  • NR 10 – Reciclagem (Eletricidade)
  • NR 11 – Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais
  • NR 13 – Caldeiras e Vasos de Pressão
  • NR 23 – Brigada de Incêndio
  • NR 35 – Trabalho em Altura

Todos os funcionários devem ser capacitados pelo treinamento de segurança, tanto previamente ao início de suas funções quanto periodicamente, em treinamentos de reciclagem.

Os treinamentos podem ser realizados sempre que a instituição perceber que é necessário reforçar a conscientização dos funcionários, que os índices de afastamentos decorrentes de acidentes de trabalho estão crescendo ou quando houver alteração de funções e remanejamento de funcionários.