Saiba como reduzir o absenteísmo na empresa

O absenteísmo refere-se às faltas dos colaboradores no trabalho, é a soma dos momentos de ausência dos funcionários seja por motivos de doença e afastamentos legais ou não. O absenteísmo compreende as faltas totais, de um ou mais dias completos, parciais – como quando o trabalhador sai mais cedo ou chega em atraso e demais ausências.

Como reduzir o absenteísmo na empresa: executivo deitado na cama.

Quando essas faltas ocorrem em ocasiões raras, por motivos de relevância, não se tornam um problema para a empresa. Porém, quando essas ausência se tornam recorrentes, a instituição deve atentar-se à bandeira vermelha e investigar o que está por trás do alto nível de absenteísmo.

Muitas vezes as faltas costumeiras dos empregados indicam um problema muito maior que pode não ser pessoal do colaborador, como falhas administrativas, falta de motivação, má gestão de saúde e segurança do trabalho que causa insegurança nos funcionários, dentre outras. Nesses casos, os gestores precisam investigar se as faltas são realmente justificáveis ou se tem algo levando o colaborador a se ausentar.

Por que o absenteísmo acontece?

Motivos pessoais

Todo mundo está sujeito a passar por problemas familiares e pessoais que podem acabar distraindo o trabalhador de suas funções ou fazendo com que ele precise afastar-se da instituição durante alguns períodos.

Como reduzir o absenteísmo na empresa: mulher preocupada com as mãos na cabeça.

Nesses casos, cabe à equipe de gestão demonstrar um olhar de compreensão e buscar auxiliar o funcionário da melhor maneira possível durante esse período. Isso faz com que ele veja a empresa como mais do que uma simples obrigação e retorne as atividades mais seguro e satisfeito.

Estresse

O estresse é uma das causas mais comuns quando falamos em absenteísmo no trabalho. Problemas na gestão, carga de trabalho excessiva e cobranças exageradas aliadas aos conflitos pessoais dos colaboradores podem desencadear um quadro de estresse que faça com que o colaborador precise afastar-se e, muitas vezes, até esconder o real motivo de suas ausências.

Como reduzir o absenteísmo na empresa: várias pessoas querendo falar com um funcionário.

É normal passarmos por situações de estresse no nosso cotidiano, principalmente em ambiente de trabalho onde possuímos obrigações e tarefas a cumprir. Porém, quando essas situações de estresse se tornam excessivas e o quadro se agrava e o colaborador passa a sofrer de Síndrome de Burnout, que caracteriza-se pelo esgotamento profissional.

Profissionais esgotados não produzem, não sentem vontade de comparecer ao trabalho e adoecem. Portanto, a empresa precisa ficar atenta aos sinais de que o estresse dentro da instituição está afetando demais os funcionários e desenvolver estratégias para reverter esse cenário.

Falta de reconhecimento

A falta de reconhecimento profissional torna o colaborador desmotivado e inseguro, acreditando que seu trabalho não tem valor ou que não vale a pena dedicar-se às suas atividades.

Como reduzir o absenteísmo na empresa: mulher angustiada por falta de reconhecimento.

Esse comportamento acaba afastando os colaboradores da instituição, fazendo com que busquem novas oportunidades e realizações que a empresa não está oferecendo. Uma taxa de turnover muito alta prejudica a imagem da empresa e faz com que a produtividade caia, já que quando o funcionário adquire experiência e domina sua função acaba por pedir demissão e uma nova pessoa precisa ser contratada e treinada.

Problemas de saúde

A causa mais comum de absenteísmo nas empresas são problemas de saúde que levam o colaborador a se afastar, legalmente, com atestado médico. O trabalhador tem direito de afastar-se de suas funções caso esteja incapacitado ou as mesmas possam apresentar risco ou agravar o quadro clínico.

Como reduzir o absenteísmo na empresa: funcionária sendo avaliada pelo médico.

Caso os afastamentos por motivos de doenças se tornam muito recorrentes na empresa, envolvendo diversos colaboradores, deve-se observar se à gestão de medicina e segurança do trabalho tem sido eficiente. Fornecimento de equipamentos de segurança individuais e coletivos, realização dos exames periódicos, treinamentos de segurança e avaliação de riscos no ambiente podem prevenir o aparecimento de doenças e até mesmo salvar vidas.

Profissionais seguros e valorizados pela empresa trabalham melhor e mantém-se fiéis à empresa.

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