Promoção de saúde no trabalho

A maioria das pessoas passa grande parte do dia no trabalho. São jornadas de 8, 10 horas por dia em um mesmo local, sendo este um ambiente de extrema importância na vida de todos.

A saúde, portanto, é altamente influenciada pelo que acontece neste espaço, sendo a promoção de saúde no trabalho indispensável para a manutenção do bem-estar dos empregados.

A promoção da saúde no trabalho é diferente das ações de prevenção. A prevenção se encarrega de se antecipar a acidentes e doenças, evitando que estes aconteçam, enquanto a promoção se concentra em, de fato, melhorar o bem-estar e a qualidade de vida.

Promoção de saúde no trabalho: equipe apertando suas mãos.

Uma equipe saudável vai além daquela que não apresenta sintomas e enfermidades, abrange também trabalhadores mentalmente saudáveis. Ações de promoção de saúde no trabalho, portanto, devem abordar todos os aspectos que formam um profissional competente, criativo e produtivo.

A importância da promoção de saúde no trabalho

Além de proporcionar um ambiente mais saudável para os trabalhadores, a empresa também se beneficia das ações de saúde laboral. Um ambiente saudável é também mais produtivo, com menos ausências em decorrência de questões ligadas à saúde.

Além disso, ao promover tais ações, o funcionário cria a percepção de que a empresa se preocupa com seu bem-estar, o que o deixa mais motivado a fazer a empresa crescer e prosperar.

Estilo de vida

É importante para a empresa, antes de qualquer iniciativa, conhecer o estilo de vida de seus funcionários. Tais informações podem pautar o planejamento de ações com maior taxa de sucesso.

Conhecendo o histórico de saúde e vida dos trabalhadores, assim como seus hábitos, você poderá direcionar campanhas e atividades para alimentação, exercícios físicos, relaxamento ou até conscientização sobre os riscos do tabagismo, por exemplo. Por isso, o acompanhamento e realização de exames laborais é sempre importante.

Espaço físico

Um ambiente de trabalho favorável para a execução de todas as atividades é um ambiente produtivo. Os espaços da empresa devem ser motivadores, apresentar boas condições de iluminação e ventilação e, também, conter todo o material necessário para que as funções sejam desempenhadas, desde móveis até Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Além disso, proporcionar espaços onde seja possível descontrair, conversar, interagir com outros membros da equipe é importante. O estresse é um fator presente no ambiente de trabalho, e dependendo do nível a que o empregado está submetido, ele compromete a saúde física e psicológica.

Exercícios físicos

Estimule os funcionários a praticarem atividades físicas. Incentive a criação de grupos de corrida, negocie descontos e parcerias com academias e outros locais que ofereçam aulas de pilates, yoga, e outras modalidades.

A prática regular de atividade física faz bem à saúde, e isso é um fato amplamente conhecido, mas ela também alivia o estresse.

Oferecer ginástica laboral é uma forma de incentivar a prática de exercícios fora do ambiente de trabalho e ainda prevenir lesões decorrentes da função exercida. Também representa um momento de pausa no dia e descanso.

Campanhas de conscientização

As campanhas podem ser atividades de prevenção e promoção à saúde. Meses como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul buscam tanto conscientizar as pessoas a respeito de cada uma das doenças que representam, quanto estimular ações para evitar que elas surjam.

Promoção de saúde no trabalho: instrumentos médicos.

É importante engajar todos os trabalhadores, difundir amplamente as informações por diversos canais, como murais e e-mails, e promover ações temáticas coletivas. Afinal de contas, a prevenção ainda é uma das melhores formas de promover a saúde.

De qualquer forma, as campanhas não precisam se restringir aos meses temáticos. É importante abordar diferentes assuntos ao longo do ano, promover palestras, atividades, dinâmicas e encontros que incentivem a mudança nos trabalhadores, estimulando-os a se cuidar.

Alimentação saudável

Para uma boa saúde, exercícios físicos, mente sã e alimentação balanceada devem caminhar juntos. O acompanhamento nutricional previne diabetes, hipertensão e obesidade, entre outros.

Além disso, a alimentação está ligada também à concentração, disposição e produtividade. Portanto, cuidar da alimentação é cuidar diretamente do desempenho da empresa ou da organização.

Olhar para a saúde dos trabalhadores é olhar para a saúde da empresa. Trabalhadores saudáveis, motivados e satisfeitos tendem a trabalhar mais tempo em um mesmo local e, também, a produzir mais.

A promoção de saúde no trabalho passa pelos aspectos físicos e mentais. Um bom planejamento estratégico garante que, com ações praticadas no dia a dia, excelentes resultados sejam alcançados.