O que são riscos ambientais? Conheça os 5 tipos de riscos

Os riscos ocupacionais são os perigos aos quais os trabalhadores ficam exposto enquanto desempenham suas atividades laborais. Qualquer circunstância que ofereça algum tipo de risco à saúde e bem estar do trabalhador caracteriza-se como um risco ocupacional.

Saiba o que são riscos ambientais: especialistas manuseando produtos químicos.

Muitas vezes esses riscos são relacionados a um grupo muito pequeno de profissões, como construção civil, área de saúde e atividades elétricas, por exemplo. Por conta disso, trabalhadores que realizam atividades de outros setores acabam pensando que não existem riscos presentes em seu ambiente de trabalho e, acreditando não existir perigo, não se protegem corretamente.

Os agentes nocivos presentes no ambiente se tornam riscos quando estão acima dos limites de tolerância. Esses riscos ocupacionais são classificados pela NR-9 em cinco tipos: riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidente. Cada um deles é identificado por uma cor, o que facilita a sinalização de onde cada um possa estar presente.

Quais são os tipos de riscos ambientais?

  • Riscos físicos (verde):
    Calor, frio, pressão, ruído, umidade, radiação, vibração. Cada um dos riscos possui um limite de tolerância indicado pela NR.
  • Riscos químicos (vermelho):
    Substâncias ou produtos que possam adentrar o organismo do trabalhador através das vias respiratórias, pela pele ou ingestão. O limite de exposição varia de acordo com a toxicidade do agente químico.
  • Riscos biológicos (marrom):
    Bactérias, fungos, vírus, e demais microorganismo que possam prejudicar a saúde do trabalhador.
  • Riscos ergonômicos (amarelo):
    Má postura, posto de trabalho inadequado, levantamento de peso, dentre outras atividades que exijam esforço físico intenso. Esses riscos são identificados através da AET (Análise Ergonômica do Trabalho).
  • Riscos de acidentes (azul):
    São condições perigosas que podem resultar em acidentes, como má iluminação, operar maquinário sem uso dos equipamentos de proteção ou sem o devido treinamento, trabalho em altura, com eletricidade, etc.

Realizar o mapa de riscos, que viabiliza a identificação e redução de cada risco, juntamente com os outros laudos de segurança, é fundamental para prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, garantindo a saúde e segurança do trabalhador.

Como um software pode te ajudar a gerenciar os riscos ambientais?

Com as funções do menu Engenharia do SESMO você consegue realizar um atendimento técnico completo, gerar o mapa de risco e a documentação de segurança cabível a empresa e atividades desempenhadas.

Através da ferramenta de coleta de dados é feito o levantamento das informações de cada cliente cadastrado e, posteriormente, através desses dados os laudos e documentos são gerados.

É possível gerenciar as metas do planejamento anual de segurança do clientes, inserindo cada uma e seu prazo de cumprimento, bem como os responsáveis e as ações que devem ser realizadas.

Quando o GRO entrar oficialmente em vigência, todo o planejamento e gestão dos riscos ocupacionais poderá ser realizado dentro do sistema, com muito mais segurança e controle dos objetivos estabelecidos.

Na coleta de dados é onde ocorre o cadastramento de cada um dos setores da empresa, com uma descrição física do ambiente e profissional responsável por perícia, os EPCs, EPIs, treinamentos pertinentes, descrição das funções correspondentes e os riscos presentes em cada uma delas.

Depois de todos os dados coletados, é possível fazer a emissão dos documentos físicos – PPRA, LTCAT, PGR, PCMATPCMSO – a partir dessa coleta, de acordo com a exigência das normas. No momento de gerar o documento, ainda, o sistema permite que você escolha os textos como introdução e conclusão que aparecerão no documento, caso você tenha um modelo diferente do padrão do SESMO já cadastrado previamente.

Você trabalha em uma clínica ou consultoria de Saúde e Segurança do Trabalho e tem interesse em oferecer o melhor, mais seguro e mais completo serviço aos clientes que confiaram o bem estar de suas empresas em colaboradores à você?

Entre em contato e teste gratuitamente o Software de Medicina e Segurança Ocupacional mais completo do Brasil.