O que faz o médico do trabalho?

A medicina é uma área muito extensa e muito complexa, que envolve múltiplas especializações. Afinal, estamos falando do corpo humano, uma “máquina” cheia de particularidades e detalhes, sendo necessário conhecimento específico para cada um deles.

Por isso, com a medicina do trabalho não poderia ser diferente: é necessário muito estudo e conhecimento profundo sobre os diversos riscos que podem estar presentes nos ambientes laborais e entender como o organismo humano pode reagir a cada um deles.

Qual é a formação do médico do trabalho?

Além da formação base de medicina, a graduação de, no mínimo, seis anos que todos os médicos devem possuir, quem deseja seguir no campo da medicina ocupacional precisa se especializar na área.

Atualmente, existem duas formas de obter o reconhecimento como profissional da medicina ocupacional: concluir a Residência Médica, ou ser portador do Título de Especialista emitido pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). O prazo de confecção do certificado é de 90 a 120 dias.

De acordo com o site da associação, a prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho é realizada pela ANAMT com uma periodicidade mínima anual, podendo ser eventualmente realizada em mais de uma oportunidade em um mesmo ano.

A prova certifica que o profissional possui o conhecimento na especialidade, e também valoriza a participação do médico em eventos científicos, experiência profissional, atividades e programas de treinamento específicos e formação continuada.

Quais são as funções do médico do trabalho?

O médico que atua com foco no ocupacional pode realizar exames como:

  • Exame Admissional: realizado na contratação de um empregado, antes do início das funções;
  • Exame Demissional: realizado durante o desligamento do funcionário da empresa, antes da assinatura da rescisão de contrato.;
  • Exame Periódico: aqueles exames feitos para a avaliação da saúde do trabalhador em uma periodicidade determinada de acordo com a função e riscos;
  • Exame de Retorno ao Trabalho: realizado antes da retomada das funções depois de um afastamento de 30 dias ou mais, por motivo de doença ou acidente;
  • Exame de Mudança de Função: exame realizado antes de um funcionário mudar de função, já que passará a ficar exposto a riscos diferentes.

Além dos exames ocupacionais, o médico do trabalho é responsável pela assinatura de documentos como o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Se você é médico do trabalho ou possui uma clínica de saúde ocupacional, teste o SESMO gratuitamente por 15 dias e descubra os benefícios que a tecnologia pode trazer ao seu trabalho!