Confira 5 passos fundamentais para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) funcionar na sua empresa

Todo colaborador precisa ter sua segurança preservada ao desempenhar suas funções no ambiente de trabalho, certo? A implementação de normas reguladoras se reformula constantemente para evitar quaisquer riscos à saúde e a vida do funcionário e proporcionar benefícios para as empresas. Neste caso, o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais surgiu como uma iniciativa em promover outros pontos de vista e técnicas entre empregado e empregador.

Em março de 2020, foi oficialmente estipulado o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, ou simplesmente o GRO, um novo parâmetro atualizado na NR-01, estipulado na Saúde Segurança do Trabalho (SST). Essa implementação prevê caminhos e condições de empregadores na identificação e conscientização de programas de segurança para seus trabalhadores, seja em pequenas, médias ou grandes empresas.

O objetivo central do GRO é proporcionar direcionamentos às equipes de lideranças empresariais na elaboração de avaliações, planos de ação e execução que visem o contínuo desempenho de qualidade no campo de trabalho.

A eficiente implementação de uma gestão de riscos ocupacionais traz benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as empresas. Preservar a segurança do trabalhador contra acidentes físicos, biológicos ou químicos, garante a credibilidade da empresa e o aumento de produtividade, sem correr o risco de perda de funcionários e prejuízos financeiros.

Desta forma, elaboramos 5 passos fundamentais que toda empresa precisa seguir na hora de inserir um sistema de gestão ocupacional que funcione de forma eficiente:

1 – Avaliação inicial

Antes de qualquer aplicação de GRO na empresa, se faz necessário saber qual a situação que a empresa se encontra. Basicamente, a primeira etapa consiste em explorar as condições e o ambiente de trabalho por meio de levantamento de dados. Estes dados são em identificar qual a taxa e o histórico de acidentes na empresa e compará-las com o segmento. Além disso, é preciso verificar se há atividades perigosos e insalubres que necessitam de aposentadoria especial e quais as exigências legais que precisam ser atendidas.

Os dados levantados mapeiam quais pontos precisam ser melhorados ou implementados na empresa. A importância de uma avaliação inicial é a base para o planejamento na prevenção de acidentes no trabalho.

2 – Plano de ação

Após identificar a situação atual da empresa, os dados levantados servirão de apoio para elaborar quais serão as metas que precisam ser atingidas. Revise os dados cuidadosamente e analise os riscos presentes no ambiente de trabalho e as medidas legais que serão atendidas.

Em seguida, estabeleça um planejamento de ações específicas a serem realizadas para suprir cada dado levantado. Estas ações deverão ser realistas, com prazos definidos e sabendo os recursos necessários.

3 – Rede de apoio

Com o plano de ação em mãos, a execução do planejamento só ocorre se houver a integração e o comprometimento de todas as partes envolvidas. Para isso, estabelecer um canal de comunicação é essencial e proporciona um suporte para que todas as partes da empresa andem juntas.

Antes de tudo, é preciso definir como se dará a troca de informações no caso de surgimento de imprevistos e quando houver a necessidade de melhorias e ajustes necessários. Esta comunicação se opera na manutenção da qualidade do serviço oferecido antes e depois da implementação do GRO.

4 – Execução

O quarto passo é colocar na prática o plano de ação e a rede de apoio a fim de visar melhores condições e segurança no ambiente de trabalho. Para isso, precisa executar a eliminação de perigos, a troca de fontes consideradas perigosas por outras menos ofensivas, verificar e controlar os EPC’S e EPI’S.

Além disso, tanto uma gestão de mudanças quanto de emergência deve ser estabelecida caso haja alguma circunstância não planejada.

5 – Inspeção e aperfeiçoamento

Com a execução das ações em andamento, é essencial acompanhar se as metas estão sendo atingidas e quais melhorias e ajustes são necessários. Desta forma, fique atento conforme o grau de desempenhos das ações planejadas, realize inspeções regularmente e analise as taxas de acidentes, adoecimentos e incidentes no ambiente de trabalho.
Acompanhar o curso da implementação do GRO garante que a empresa continue a buscar aperfeiçoar as soluções e novas ações na segurança e prevenção da saúde da equipe de trabalho.

Aplicar o GRO na empresa vai muito além de cumprir normas e legalidades de funcionários de SST: proporciona mais qualidade de vida e bons resultados para a empresa.

Os clientes SESMO já tem acesso à nova NR-01 e uma ferramenta completa para a execução do GRO! Entre em contato e saiba mais.