A importância da cultura de segurança nas organizações

A cultura de segurança de uma empresa diz respeito às crenças, valores, atitudes, normas e práticas de trabalho compartilhadas entre funcionários e administração. Cada funcionário desempenha um papel vital em garantir a segurança de todo o restante da equipe. Todas as empresas, especialmente aquelas com muitas funções de risco, como construção civil, indústria, mineração, inflamáveis, etc., devem adotar essa abordagem.

Implementar uma cultura voltada para hábitos seguros no ambiente de trabalho exige da empresa comprometimento e disposição em mudar sistemáticas antigas e falhas, desenvolvendo práticas que estimulem comportamentos seguros e unifiquem o pensamento coletivo em prol do cuidado e prevenção de acidentes laborais.

Qual é o papel dos colaboradores dentro de uma cultura de segurança?

É muito importante que os colaboradores participem do processo de implantação de uma cultura de segurança do trabalho, que deve continuar a ser a prioridade de todos após ser estabelecida com sucesso.

E esse sucesso depende da atuação de cada membro da equipe como multiplicador das ações, de modo que se torne rotina de todos os envolvidos e seja comum que um funcionário alerte seus colegas sempre que perceber um comportamento não-seguro, ou seja, que não esteja de acordo com os princípios da cultura implementada.

É necessário que os trabalhadores compreendam, de fato, a importância de cada uma das ações discutidas e postas em prática, a necessidade de que todos compartilhem do mesmo pensamento e objetivo, cumprindo cada uma das medidas protetivas.

E qual é o papel dos líderes e administradores na cultura de segurança?

A adesão e comprometimento por parte da liderança é o exemplo que o restante da organização vai seguir e se espelhar: quanto mais envolvida a liderança estiver, se mostrando empenhada em promover a segurança, cumprimento das normas, etc, mais os funcionários vão prestar atenção nesses pontos.
Sendo assim, de forma gradual e natural, a cultura vai sendo inserida, descendo de cima para baixo até se tornar presente e unificada em todo e qualquer setor da organização.
Além disso, o desenvolvimento de medidas de gestão e o cumprimento de todas as obrigatoriedades de Saúde e Segurança do Trabalho só é possível com a participação e preocupação dos gestores em manter a empresa de acordo com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho – documentação, exames, inspeções, fornecimento de EPIs, etc.