Quer ser um profissional de referência na área de saúde e segurança do trabalho? Separamos 3 dicas práticas para você melhorar sua atuação e se tornar uma autoridade no assunto. Siga as dicas:
Obtenha a certificação ISO 45001
A ISO 45001:2018 é uma norma proposta para o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) e foi publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em maio de 2018. Ela especifica os requisitos para que empresas de diferentes porte possam orientar os procedimentos do sistema de gestão de SSO
A norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) orienta quanto aos riscos de acidente e as medidas de proteção. Quem possui a certificação aprende direto da fonte e atesta seus conhecimentos sobre o assunto.
Faça uso de um software
Não cansamos de dizer o quanto a tecnologia é essencial para os profissionais de todas as áreas, e para SST já é quase uma ferramenta obrigatória de trabalho, depois de tanta modernização na área (inclusive na fiscalização).
Portanto, se aperfeiçoar e saber utilizar um sistema de qualidade, conhecendo os benefícios da tecnologia, é indispensável para bons profissionais. É preciso que o software seja voltado especificamente para a área de SST para garantir menores custos de contratação de ferramentas e garantir que você possa suprir todas as necessidades do cliente.
Escolha um software que faça a integração das informações de SST dos clientes e permita o envio dos eventos ao eSocial, assim como a manutenção financeira do seu negócio, tudo em uma só plataforma.
Conheça bem as Normas Regulamentadoras
As diretrizes que norteiam as ações de SST são ditadas pelas Normas Regulamentadoras (NRs). Elas existem justamente para prevenir acidentes e doenças causadas nestes ambientes. Essas normas estão em constante revisão e modificação para atender a todos os tipos de ambiente e riscos.
Como as NRs estão sempre sendo atualizadas, é mais do que necessário que os profissionais da área se mantenham atualizados também. Então não deixe de continuar estudando, lendo notícias e conhecendo todas as novidades da área, principalmente aquelas por parte do governo.