2022 chegou e com ele mais grupos do eSocial cumprindo as obrigatoriedades. Parecia que esse momento nunca ia chegar, já que o programa sofreu diversas modificações, ajustes de leiaute, versão simplificada, e inúmeros adiamentos. Porém, como já era de se esperar, em algum momento todas as empresas deverão iniciar o envio dos eventos.
Se você atua em uma clínica ou consultoria de Saúde e Segurança Ocupacional, com certeza deve estar atendendo muitos clientes desesperados pois não se preparam com antecedência ou não fazem ideia de como cumprir com as obrigações do programa governamental. O que para muitos empresários pode ser um susto, para quem é da área é uma grande oportunidade de mostrar às empresas a importância de uma boa gestão de SST e, claro, ganhar novos clientes.
Porém, para não desapontar esses empreendedores que chegaram até você buscando a gestão da saúde e segurança de seus colaboradores e também o envio dos eventos para o eSocial, é fundamental que, antes de tudo, a sua empresa esteja organizada e preparada para cumprir com essa demanda, entregando um serviço de qualidade e dentro dos prazos estabelecidos. Caso contrário, a reputação do seu serviço pode ir por água abaixo, e o que era pra ser um momento de prosperidade se tornar um caos.
Por isso, preparamos 3 dicas para você organizar sua empresa para atender ao eSocial. Confira:
- Treine a sua equipe
É normal que alguns empresários não conheçam as obrigatoriedades muito a fundo, já que, geralmente, contratam uma consultoria especializada para cuidar do assunto. Mas o que fazer se a própria consultoria não estiver a par de todas as regras e especificações do eSocial?
Para garantir a melhor entrega aos seus clientes, é necessário que os seus funcionários sejam treinados e saibam tudo que é necessário sobre o programa, além de conhecer as Normas Regulamentadoras.
Assim, além de poder tirar todas as dúvidas dos clientes que chegarem até você e conquistar autoridade no assunto, o dia a dia do cumprimento das demandas será muito mais tranquilo na empresa, já que todo mundo saberá como proceder e poderá identificar erros que podem acabar resultando em multas altíssimas para o seu cliente pagar.
É importante que toda a equipe que vá atender essa demanda tenha acesso à treinamentos, eBooks, vídeos, palestras, workshops e demais conteúdos, fazendo realmente uma imersão no tema. Conhecimento é um ingrediente muito importante para a receita do sucesso!
- Padronize os processos da sua empresa
Nada mais eficaz para facilitar o cumprimento das demandas e otimizar a execução das tarefas diárias do que a padronização dos processos. Quando os passos necessários que cada membro da equipe precisa seguir está bem claro, o conjunto funciona muito melhor.
Além disso, com uma rotina consolidada, ao longo do tempo os funcionários passam a levar menos tempo na realização das tarefas. A tecnologia é a maior aliada nessa jornada, já que, além de permitir a padronização dos processos, possibilita que eles se tornem automatizados, otimizando muito mais o tempo, garantindo segurança e facilitando o dia a dia no geral.
- Conte com um software completo
Já falamos o quanto a tecnologia é importante para que você entregue todos os serviços prestados com a melhor qualidade possível, não só quando se trata do eSocial, mas especialmente quando falamos dele, já que é um volume bem grande de trabalho que requer muitas etapas e muita segurança e assertividade nas informações.
Além de facilitar todo o gerenciamento da sua clínica ou consultoria de SST, um bom software especializado na área deve possuir integração com o eSocial. Os eventos devem ser enviados diretamente ao programa através de um software, utilizando web service, além de permitir o download dos arquivos no formato aceito pelo programa, o .xml.
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