04 mitos sobre gestão de Segurança do Trabalho

Infelizmente ainda tem muita gente que não leva SST a sério. Existem também aqueles que acreditam que a segurança ocupacional não passa de mais um amontoado de regras que o empregador precisa cumprir apenas para evitar multas e que é só mais um gasto imposto pelo governo. Inclusive, muitos profissionais da área de gestão ocupacional deixam muitos pontos importantes passarem batido, pois não compreenderam fielmente o propósito do próprio trabalho!

Por isso, preparamos esse conteúdo que vai esclarecer os 04 mitos mais comuns quando se trata de gestão em Segurança do Trabalho. Acompanhe:

  • Segurança do Trabalho só serve para a empresa ter “gastos” extras


O fundo de aposentadoria para você, é um gasto desnecessário? Levar seus filhos ao médico e fazer exames de rotina é um gasto desnecessário? Fazer a manutenção e revisão do seu veículo para garantir que sua família não sofra nenhum acidente é desnecessário?

Se você vê a importância em tudo isso, por que acha que segurança no trabalho é “jogar dinheiro fora” e não cuidar do bem mais precioso que os trabalhadores possuem, que é a vida e saúde? SST é INVESTIMENTO, e já passou da hora de todos aceitarmos a importância que esse investimento tem na vida de milhões de empregados todos os dias.

  • Não é preciso rever e ajustar os programas de segurança periodicamente

Se você investir uma parcela bem grande dos seus lucros em novos equipamentos e recursos para o seu negócio, não vai querer avaliar os resultados desse investimento? Não acha necessário saber o que está dando certo e o que não está para poder corrigir possíveis erros e evitar uma crise?

Quando falamos dos programas de SST não é muito diferente disso: quando alguma coisa muda, todo o planejamento e as medidas postas em ação precisam ser conferidas para garantir que os funcionários seguem protegidos dos possíveis riscos. Além disso, é preciso avaliar se o que está no papel está dando certo ou, até mesmo, se está sendo executado na prática de fato.

  • O eSocial não vai mudar nada na gestão de Segurança do Trabalho pois já existiam multas antes

É verdade que a gestão de segurança ocupacional sempre foi regida por lei e é uma obrigatoriedade para todas as empresas já tem muito tempo. Apesar de que as chances da empresa ser multada já existissem antes do programa, o eSocial é uma nova forma de fiscalização em “tempo real” que pode deixar muito empregador em saia justa.

Isso porque o órgão responsável pela fiscalização deve receber todos os dados de acordo com a periodicidade imposta e terá todos os dados para o cruzamento das informações. Se algo não estiver certo, a multa também não vai demorar a chegar.

Portanto, o que já devia ser prioridade a muito tempo, pode passar a doer no bolso!

  • Segurança do Trabalho não tem nada a ver com tecnologia

Quem ainda pensa assim ou está vivendo em negação ou não está fazendo um bom trabalho! Além de toda a praticidade que a tecnologia trouxe para as empresas e para quem cuida da gestão de SST, muitas das ferramentas tecnológicas já se tornaram parte da obrigatoriedade, como a assinatura eletrônica e o próprio eSocial.

Quem ainda está vivendo como um homem das cavernas e se recusa a aceitar que a segurança ocupacional já se modernizou (e muito) precisa retomar os estudos e se atualizar o quanto antes. Forneça toda a segurança possível para os seus funcionários e, se você for assessoria, forneça o melhor serviço possível para os seus clientes: invista em tecnologia!

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