O SESMO – Sistema Eletrônico para Segurança e Medicina Ocupacional – surgiu como ideia em 1999, a partir da necessidade de seu sócio-fundador, Gilmar Resende, de otimizar o gerenciamento de processos da sua clínica de medicina e segurança do trabalho, a Polimed.
Gilmar reuniu seus sócios e colegas analistas e desenvolvedores de sistema para que, juntos, desenvolvessem uma ferramenta voltada para a gestão eficaz de clínicas e consultorias da área.
Em 2003, o software que estava em desenvolvimento foi colocado em prática. Nascia, então, o SESMO, já sendo uma ferramenta inovadora que chegou para revolucionar a forma como a gestão de SST era feita, mas muito diferente do sistema que conhecemos hoje.
Em 2005 a marca de 50 clientes foi atingida. No mesmo ano, mais novidades foram incluídas no sistema para que se tornasse ainda mais completo. Mas, não parando por aí, em 2008 foram criados os menus de fonoaudiologia e de financeiro, para emissão de boleto e de faturamento.
Em 2011 muitas novidades chegaram e deu-se início o projeto da versão Web do sistema, juntamente com novas funcionalidades sendo desenvolvidas. Em seguida, em 2014, foi iniciado o projeto de integração ao eSocial.
O começo das migrações de bases do SESMO desktop para o SESMO Web ocorreu em 2016. A versão Web possibilitou que o sistema passasse a ser acessado de qualquer lugar, em qualquer dispositivo com acesso a internet à qualquer hora, ampliando ainda mais o leque de vantagens em utilizá-lo.
Em 2018, alcançamos a marca de 350 clientes distribuídos entre 23 estados, contando com o melhor suporte e maior leque de funcionalidades integradas de todo o segmento. Em 2019, muito mais integrações começaram a ocorrer no sistema, como a inclusão da Assinatura Digital, emissor de NFS-e e AET.
Neste ano, trabalhamos muito para melhorar ainda mais a qualidade de nosso atendimento e fortalecer o relacionamento de parceria que estabelecemos com nossos mais de 400 clientes. Além disso, a equipe de desenvolvimento focou em otimizar todas as ferramentas para melhor atendê-los, implementando a opção de sugestão de mudanças e melhorias dentro do sistema, o que nos aproximou ainda mais das necessidades exatas de nossos usuários.
Ainda, o sistema vem passando por um processo de adequação para que esteja de acordo com as mudanças nas Normas Regulamentadoras, incluindo o novo PGR e o dispositivo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), o que tem demandado diversas reuniões com Técnicos e Engenheiro de Segurança do trabalho, cursos e especializações para os membros da equipe, muito estudo e trabalho.
São 17 anos de muitas realizações, sendo o software mais completo de gestão de Medicina e Segurança do Trabalho, com um trabalho que não para nunca, pois temos como foco a satisfação e o sucesso de nossos clientes.
Agradecemos imensamente à nossa equipe por tamanha dedicação e amor ao que fazemos, e aos nossos clientes, pela parceria e confiança em nosso trabalho.