Seu cliente com certeza valoriza tanto a qualidade final dos seus produtos e serviços, quanto sua agilidade na entrega deles. Portanto, torna-se indispensável que sua empresa possua ferramentas que possibilitem atender as demandas de ponta a ponta.
Se isso não for motivo o suficiente para você investir em um software de gestão de Medicina e Segurança Ocupacional, não se esqueça que a área de SST já foi toda modernizada e tem a tecnologia como base atual! O melhor exemplo disso é o famoso (e temido) Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, que chegou de vez e chegou com tudo.
Nos últimos anos, um software de SST se tornou peça chave para as empresas que tem como objetivo atender todas as exigências das Normas Regulamentadoras, ainda mais após a chegada do eSocial e a guarda eletrônica dos documentos.
Para que serve o eSocial?
Com a chegada do eSocial, a forma como a gestão de SST é feita não muda, já que essa regulamentação é feita por parte das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho.
O que ficou diferente é a forma como as informações coletadas em cada empresa são enviadas ao Governo Federal. Com o programa, todas as informações dos trabalhadores são reunidas em uma única plataforma, com número de identificação (matrícula) de cada um.
Esse sistema foi criado para fins de controle e fiscalização, como forma de garantir que todas as empresas cumpram com as normas estabelecidas. Por isso, além de assegurar que todos os eventos sejam enviados ao sistema, é importante estar atento para a consistência das informações, evitando, assim, multas decorrentes de alguma falha que venha aparecer quando houver o cruzamento de dados ou de descumprimento.
Depois de muitas mudanças e simplificações no leiaute, o que parecia tão distante está cada vez mais próximo dos prazos de obrigatoriedade para todas as empresas: neste ano, o primeiro grupo já iniciou os envios dos e eventos de SST.
Preciso de um software para enviar os eventos do eSocial?
Uma das grandes dificuldades do eSocial é, justamente, a quantidade de obrigações acessórias e as especificidades de cada evento que deve ser gerado e enviado, mas isso não é novidade para quem é da área de SST: quantas informações são necessárias para a realização de um único programa de saúde ou segurança? A coleta de dados não é um trabalho simples!
Por sorte, temos a tecnologia a nosso favor. Assim como a facilidade na geração e armazenamento dos documentos obrigatórios regidos pelas NRs, o software de gestão fica responsável pela automatização dos eventos do eSocial, a partir dos dados já previamente inseridos no sistema para a realização de outras tarefas.
Essas informações devem ser transformadas em um arquivo .xml, já que esse é o único formato aceito pelo eSocial. Esse arquivo só pode ser realizado com o auxílio de um software, que organiza e converte as informações. Os dados que geram esse arquivo, coletados para realização de documentação, serão unidos às informações provenientes do RH das empresas, para compor todos os eventos que precisam ser enviados.
Posso enviar os eventos pelo SESMO?
Além de facilitar todo o gerenciamento da sua clínica ou consultoria de SST o SESMO possui integração com o eSocial. Os eventos são enviados diretamente ao eSocial através do sistema, utilizando web service, além de permitir o download dos arquivos no formato aceito pelo programa, o .xml.
E o melhor de tudo: essa praticidade não tem custo adicional nenhum! Clique aqui e teste o software gratuitamente por 15 dias.