SISTEMA SESMO COMPLETA 18 ANOS

No dia 03 de novembro o SESMO – Sistema Eletrônico para Segurança e Medicina Ocupacional – completou 18 anos de mercado.

O software surgiu em 1999, a partir da necessidade de seu sócio-fundador, Gilmar Resende. Como gestor de uma clínica de medicina e segurança do trabalho, a Polimed, precisava otimizar o gerenciamento de processos e tornar o dia a dia mais eficiente e seguro para atender as demandas dos clientes. Na época, a tecnologia não tinha nem um terço do impacto e da importância que tem hoje na área, foi uma visão de futuro!

Gilmar reuniu seus sócios e colegas analistas e desenvolvedores de sistema para criarem, juntos, uma ferramenta voltada para a gestão específica de clínicas e consultorias da área. Por mais que já existissem outros sistemas de gestão, nenhuma atendia às especificidades que só SST tem.

Em 2003, o software que estava em desenvolvimento foi colocado em prática. Nascia, então, o SESMO, já sendo uma ferramenta inovadora que chegou para revolucionar, mas muito diferente do sistema que conhecemos hoje.

Em 2005 a marca de 50 clientes foi atingida. No mesmo ano, mais novidades foram incluídas no sistema para que se tornasse ainda mais completo. Mas o desenvolvimento não parou por aí e muitas mudanças ainda estavam por vir! Em 2008, então, foram criados os menus de fonoaudiologia e de financeiro, que permite emissão de boleto e de faturamento.

Em 2011 muitas novidades chegaram e deu-se início o projeto da versão Web do sistema, juntamente com novas funcionalidades sendo desenvolvidas. Assim, a ferramenta que era no formato desktop foi repensada para poder ser acessada a qualquer hora, de qualquer lugar, através da internet. Em seguida, em 2014, o projeto de integração ao eSocial iniciou-se. O começo das migrações de bases do SESMO desktop para o SESMO Web ocorreu em 2016.

Em 2018, alcançamos a marca de 350 clientes distribuídos entre 23 estados, contando com o melhor suporte e maior leque de funcionalidades integradas de todo o segmento. Em 2019, muito mais integrações começaram a ocorrer no sistema, como a inclusão da Assinatura Digital, emissor de NFS-e e AET.

No mesmo ano, trabalhamos muito para melhorar ainda mais a qualidade de nosso atendimento e fortalecer o relacionamento de parceria que estabelecemos com nossos mais de 400 clientes. Além disso, a equipe de desenvolvimento focou em otimizar todas as ferramentas para melhor atendê-los, implementando a opção de sugestão de mudanças e melhorias dentro do sistema, o que nos aproximou ainda mais das necessidades exatas de nossos usuários.

Em 2020 e 2021, muito mais demandas surgiram para nossos clientes e colocamos a mão na massa novamente. O sistema passou por um processo de adequação para que esteja de acordo com as mudanças nas Normas Regulamentadoras, incluindo o novo PGR e o dispositivo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO).

Diversas reuniões com Técnicos e Engenheiro de Segurança do trabalho foram realizadas, os membros das equipes de todos os setores, do desenvolvimento ao suporte e comercial, passaram por cursos e treinamentos, foram dois anos de muito estudo e trabalho. Agora, com orgulho, podemos dizer que atendemos as NRs de ponta a ponta, sempre acompanhando as atualizações.

Já são quase duas décadas de muitas realizações, sendo o software mais completo de gestão de Medicina e Segurança Ocupacional, com um trabalho que não para nunca, pois temos como foco a satisfação e o sucesso de nossos clientes.

Agradecemos imensamente à nossa equipe por tamanha dedicação e amor ao que fazemos, e aos nossos clientes, pela parceria e confiança em nosso trabalho. Feliz aniversário, SESMO!