X
Semana do Consumidor - Sesmo
Facebook Sesmo Instagram Sesmo LinkedIn Sesmo
ÁREA DO CLIENTE
TESTE GRÁTIS
HOME
QUEM SOMOS
SOLUÇÕES
CASES
BLOG
CONTATO

 

 

Síndrome de Burnout

Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Burnout? A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera o Burnout como um “fenômeno ligado ao trabalho”, estando incluída na 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) como um fenômeno ocupacional, e não uma doença.

Síndrome de Burnout: operários verificando o estoque.

A importância do acompanhamento médico no trabalho

Segundo a descrição da CID, “Burnout é uma síndrome conceituada como resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”. Ainda segundo a classificação, Burnout possui três dimensões de caracterização:

  • Sentimentos de exaustão ou esgotamento de energia;
  • Aumento do distanciamento mental do próprio trabalho, ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao próprio trabalho; e
  • Redução da eficácia profissional.

O diagnóstico da síndrome deve ser feito por profissional especializado, geralmente especialistas em saúde mental, psicólogo ou psiquiatra, após análise das condições do paciente.

É fundamental que as empresas estejam atentas também à saúde mental dos colaboradores. Muitas vezes, o declínio da produtividade do colaborador tem ligação direta com a forma como ele está se sentindo dentro da instituição.

Se um ou mais colaboradores apresentarem sinais - ou o diagnóstico - de desenvolvimento da síndrome, é um alerta para que a empresa reveja sua cultura e repense a forma como o trabalho está sendo conduzido, qual é a relação que vem sendo estabelecida com os empregados, quais podem ser a falhas e que medidas devem ser tomadas.

Síndrome de Burnout: operários verificando o estoque.

Casos com o Burnout nos faz perceber, de fato, a importância da presença de um médico do trabalho nas empresas, e a realização dos exames ocupacionais - com ênfase nos exames periódicos.

O desenvolvimento da Síndrome de Burnout apresenta sinais que podem ser identificados facilmente através do acompanhamento médico com os colaboradores, podendo ser tratada de forma precoce sem maiores danos a saúde e produtividade do trabalhador, que muitas vezes poderia acabar sendo visto como alguém que deixou de ser eficiente ou não importa-se mais com seu trabalho.

Com o acompanhamento de um médico especializado e a realização do tratamento indicado, o trabalhador recupera sua qualidade de vida no trabalho. Uma mudança de hábitos, como a inclusão de exercícios de relaxamento, também contribuem para a melhora do colaborador.

Quer otimizar os processos de medicina do trabalho na sua empresa? O SESMO tem a solução.

Teste o software GRATUITAMENTE por 15 dias.







Logo da Sesmo



ATENDIMENTO AO CLIENTE
SUPORTE:
sesmo@sesmo.com.br

COMERCIAL:
comercial@sesmo.com.br

TELEFONES
+55 (46) 2101-1845 (SUPORTE)
+55 (46) 2101-1845 (WHATSAPP)

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
SEGUNDA À SEXTA
8H30MIN ÀS 12HRS
13H30MIN ÀS 18HRS
HORÁRIO DE BRASÍLIA

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
ENVIAR
© 2019 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Linking Sites.
Whatsapp da Sesmo
Fale agora com a Sesmo