Relatório Anual do PCMSO

O que é o PCMSO?

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional está previsto na Norma Regulamentadora de número 07 (NR-7) e é obrigatório a todas as instituições que possuam empregados. O PCMSO é um projeto de “caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores”.Relatório Anual do PCMSO: profissionais verificando dados do relatório.

Segundo a NR, todas as empresas devem seguir um planejamento de ações de saúde do trabalho, previstas para serem realizadas ao longo do ano (PCMSO). Além disso, essas ações devem ser transformadas em um relatório anual de análise.

E o Relatório Anual do PCMSO, o que é?

O Relatório Anual do PCMSO é uma relação de todos os exames médicos realizados com os colaboradores ao longo do ano, incluindo os complementares, que devem estar separados por setor, resultando em uma análise estatística de resultados normais e anormais dos exames.

Dessa forma, a empresa consegue visualizar quantos empregados apresentaram alterações nos seus exames e avaliações clínicas, o que possibilita uma avaliação das medidas de saúde e segurança do trabalho implementadas na empresa e quais devem ser os próximos passos a serem seguidos.

O Relatório Anual é obrigatório?

A elaboração do Relatório Anual do PCMSO está prevista no item 7.4.6 da NR-7 e demais subitens:

7.4.6 O PCMSO deverá obedecer a um planejamento em que estejam previstas as ações de saúde a serem executadas durante o ano, devendo estas ser objeto de relatório anual.

7.4.6.1 O relatório anual deverá discriminar, por setores da empresa, o número e a natureza dos exames médicos, incluindo avaliações clínicas e exames complementares, estatísticas de resultados considerados anormais, assim como o planejamento para o próximo ano, tomando como base o modelo proposto no Quadro III desta NR.

7.4.6.2 O relatório anual deverá ser apresentado e discutido na CIPA, quando existente na empresa, de acordo com a NR 5, sendo sua cópia anexada ao livro de atas daquela comissão.

As empresas que não possuem obrigação de ter médico coordenador do PCMSO estão dispensadas, também, de elaborar o Relatório Anual.

Qual é a importância do Relatório Anual?

O Relatório Anual resulta em uma visualização e análise dos resultados anormais das avaliações dos colaboradores, por setor da empresa, o que possibilita a detecção de possíveis deficiências nas medidas de saúde e segurança.

Assim, a equipe responsável pode encontrar falhas nos procedimentos, averiguar se há algum problema ocorrendo em determinado setor e como corrigi-lo, além de prever quais devem ser as próximas estratégias.Relatório Anual do PCMSO: analista explicando gráficos de análise.

O Relatório Anual no SESMO

Um software de Medicina e Segurança do trabalho é sempre uma mão na roda na hora de emitir os documentos e relatórios obrigatórios da área. O SESMO é um sistema completo e totalmente integrado que facilita a geração da documentação, de forma segura e de acordo com as Normas Regulamentadoras.

Através do menu Medicina do SESMO, na aba do PCMSO, selecionando a empresa e unidade e clicando na opção “documento” ,encontra-se o Relatório Anual. Dentre as opção de visualização é possível optar entre a apresentação de gráficos ou não, os tipos de gráficos – gráfico pizza, em colunas ou barras, e quais opção aparecerão no relatório – anormalidade complementares, batimentos cardíacos, faixa etária, pressão arterial, índice de massa corporal e controles epidemiológicos.

Não sofra para se manter em dia com as obrigação de SST, teste gratuitamente o software mais completo de Saúde e Segurança do Trabalho.