Quais são os tipos de riscos ocupacionais?

Riscos ocupacionais são os aqueles perigos aos quais os trabalhadores ficam expostos enquanto desempenham suas atividades laborais. Qualquer circunstância que ofereça algum tipo de risco à saúde e bem estar do trabalhador caracteriza-se como um risco ocupacional.

Muitas vezes esses riscos são relacionados a certos tipos de profissões, como a altura em construção civil, riscos biológicos na área de saúde, atividades elétricas, por exemplo. Por isso, trabalhadores de outros setores do mercado acabam por achar que não existem riscos presentes na sua função e no seu ambiente. Acreditando não existir perigo, não se protegem corretamente.

Esse é mais um dos pontos que ressaltam a importância da cultura de segurança e de que os funcionários conheçam bem suas funções, os ambientes de trabalho e cada risco. Confira quais são eles:

Conheça os 05 tipos de riscos ambientais

Risco físico (representado pela cor verde)

Calor, frio, pressão, ruído, umidade, radiação, vibração. Cada um dos riscos possui um limite de tolerância indicado pela NR.

Risco químico (representado pela cor vermelha)

Substâncias ou produtos que possam adentrar o organismo do trabalhador através das vias respiratórias, pela pele ou ingestão. O limite de exposição varia de acordo com a toxicidade do agente químico. É o nível de toxicidade dos agentes que determinam o período máximo que o colaborador pode ficar exposto.

Risco biológico (representado pela cor marrom)

Bactérias, fungos, vírus, e demais microorganismos que possam prejudicar a saúde do trabalhador. Indústrias de alimentos, hospitais, limpeza pública e coleta de lixo, laboratórios, etc, são setores do trabalho que sofrem com esse tipo de risco.

Risco ergonômico (representado pelo amarelo)

Má postura, posto de trabalho inadequado, levantamento de peso, dentre outras atividades que exijam esforço físico intenso. Esses riscos são identificados através da AET (Análise Ergonômica do Trabalho).

Risco de acidentes (representado pela cor azul)

São condições perigosas que podem resultar em acidentes, como má iluminação, operar maquinário sem uso dos equipamentos de proteção ou sem o devido treinamento, trabalho em altura, com eletricidade, etc.

Mapa de riscos

Mas por que as cores? Cada um desses riscos é identificado por uma cor no mapa de riscos, o que facilita a sinalização de cada ambiente onde eles possam estar presente. Realizar o mapa de riscos juntamente com os outros laudos de segurança, é fundamental para prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, garantindo a saúde e segurança do trabalhador.

Como assegurar que esses riscos não prejudiquem os trabalhadores?

A gestão ocupacional é fundamental para que o bem-estar físico e psicológico dos colaboradores seja preservado. Para isso, existem as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, que determinam diretrizes específicas para cada função e tipo de risco.

No caso de segurança do trabalho, as NR determinam medidas de identificação dos riscos e de proteção, como o uso de equipamentos e realização dos treinamentos. Quando falamos em saúde ocupacional, as NR específicas tratam dos exames de acompanhamento e periodicidade das avaliações.

Se você é empresário, não deixe de cuidar da saúde dos seus colaboradores. Se você trabalha na área de SST, incentive que seus clientes levem essa gestão a sério e reforce a importância desses cuidados!