Profissionais de SST precisam acompanhar as mudanças do mercado

Não é de hoje que a área de SST vem sofrendo mudanças, mas o que muitos profissionais ainda falham em reconhecer é que precisam evoluir ao mesmo passo em que a área evolui. As Normas Regulamentadoras passaram por diversas transformações mas, mais que isso, o mercado de trabalho também se transformou.

Em todas as áreas do mercado novas habilidades surgem como requisito de contratação. Além da importância de uma formação adequada à vaga, profissionais de destaque são aqueles com boa comunicação, atentos ao novo, que se aproximam da tecnologia e aprendem a trabalhar lado a lado com as facilidades que ela traz.

Em Medicina e Segurança Ocupacional não é muito diferente. Muitos profissionais da área, apesar do receio em ficarem passos atrás do mercado, resistem em se adaptar às mudanças.

Acompanhando as notícias dos últimos anos, em especial as mudanças de cronograma, reformulações das NR’s e atualizações do sistema de envio de informações (eSocial), fica evidente que de agora em diante aqueles que dedicam suas carreiras à Medicina e Segurança Ocupacional deverão modernizar à forma como prestam seus serviços, ou à procura e interesse de clientes pelo seu trabalho será cada vez menor.

O cliente, aliás, também têm mudado seus objetivos ao contratar alguém responsável por cuidar do bem estar e segurança de suas empresas. É fundamental que ele – o contratante – tenha certeza que sua empresa e seus colaboradores estarão nas mãos de um profissional sério, moderno, que vá concluir o trabalho o mais rápido possível, sem risco de erros que possam resultar em penalizações à empresa e, principalmente, de acordo com a nova legislação.

Como se manter atualizado no mercado de SST?

A melhor forma de garantir que essas exigências sejam atendidas é utilizando um software de gestão adequado. Um bom software é um forte aliado no desempenho de suas tarefas e pode mudar toda a forma como seu trabalho é desempenhado – e visto.

O ERP, além de possibilitar que as obrigatoriedades que já se tornaram digital sejam cumpridas – como o tão mencionado eSocial, pode proporcionar uma modernização em todos os aspectos da empresa.

Os processos diários de uma clínica ou consultoria de SST precisam ser seguros e organizados, e a adoção de um sistema pode colaborar com isso. Coletar os dados para que depois sejam transformados em todos os diferentes programas exigidos pela área, um a um, pode se tornar uma tarefa unificada, otimizando o tempo gasto com essas tarefas, por exemplo.

No caso de clínicas, automatizar a gestão de exames garante maior segurança de que a saúde dos colaboradores vai ser devidamente monitorada, e os prazos de realização de cada um dos exames exigidos pelo PCMSO vai ser cumprido.

A gestão financeira também precisa ser colocada em prática: emitir nota fiscal de forma otimizada para seus clientes, boletos, contratos de prestação de serviço, controlar as entradas e saídas do caixa, etc, são ações que garantem a saúde financeira da empresa.

Teste GRATUITAMENTE o software de gestão mais completo para a área de Medicina e Segurança do Trabalho e não caia no esquecimento.