Por que Medicina e Segurança do Trabalho são importantes?

O que é SST?

Os ambientes de trabalho podem apresentar diversos riscos à saúde dos trabalhadores. Por isso, é de extrema importância para todas as empresas a promoção de medidas preventivas que garantam a segurança e saúde de todos os envolvidos.

Essas medidas de segurança e saúde no trabalho são regidas por um conjunto de normas que visam a manutenção dos ambientes laborais e a realização segura das atividades, garantindo a saúde e bem-estar dos colaboradores.

A SST se encarrega de se antecipar a acidentes e doenças, evitando que estes aconteçam. Alinhada à cultura de segurança e a promoção da saúde no trabalho, pode melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de todos.

Por que cumprir com as normas de SST?

A gestão de Medicina e Segurança Ocupacional é uma obrigação de todas as empresas que tenham pelo menos um funcionário. Caso a organização não esteja de acordo com as leis trabalhistas e atentos às mudanças às quais as Normas Regulamentadoras sofrem, podem acabar tendo que arcar com multas e penalizações, gerando muita dor de cabeça e atraso no andamento das atividades da empresa, correndo o risco, até mesmo, de ter suas portas fechadas.

Claro, as multas assustam, mas elas são apenas uma estratégia de incentivo para garantir que todos os empregadores irão, de fato, cumprir com as normas. E as normas existem para que todos os trabalhadores possam desempenhar suas funções com segurança, livres de acidentes e doenças que podem ser fatais ou roubar sua capacidade de trabalhar.

Portanto, o mais importante de se ter em mente é que a regulamentação de SST impacta diretamente no bem-estar e integridade física e psicológica dos colaboradores, podendo até mesmo salvar vidas.


Quais são os benefícios de fazer a gestão de SST?

Além de proporcionar um ambiente mais saudável e seguro para os trabalhadores, a gestão de SST beneficia a empresa também. Um ambiente saudável se torna mais produtivo, com redução no absenteísmo e afastamentos médicos em decorrência de questões ligadas à saúde, como doenças e acidentes.

Quando a empresa promove ações de prevenção, o funcionário cria uma imagem positiva de que a empresa se preocupa com sua saúde e bem-estar, se tornando mais motivado, o que impacta diretamente na qualidade dos serviços e produtos da organização.

Os laudos e programas de Medicina e Segurança do Trabalho, tem como finalidade principal garantir que o ambiente laboral é seguro para os colaboradores, mas pode ser a salvação da empresa em casos de processos trabalhistas. Esses documentos servem como provas de que a empresa estava preparada e seguindo o que diz a legislação, podendo poupar a instituição de arcar com gastos financeiros que não lhe cabem, como indenizações por conta de uma doença que surgiu anos depois em um trabalhador ou sequelas de um acidente.

Essas fatalidades podem acontecer por outros motivos, mas o mais importante é que a empresa forneça todos os equipamentos e condições adequadas de trabalho, minimizando ou eliminando o máximo de riscos possível. Além de fornecer todos os equipamentos de proteção corretos, a empresa deve ressaltar sempre a importância de seu uso e controlar se os colaboradores estão utilizando-os corretamente.