Por que investir em Saúde e Segurança do Trabalho?

Ninguém quer trabalhadores afastados devido a acidentes ou doenças ocupacionais, não é? Para que isso não aconteça, é fundamental fazer uma boa gestão SST na empresa.
A gestão saúde e segurança ocupacional se refere ao direcionamento de recursos, ou INVESTIMENTO, para a prevenção de doenças, lesões e acidentes, entre outros aspectos que a empresa julgar pertinentes, para proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Os recursos direcionados, sejam eles humanos ou financeiros, devem contemplar todo o plano de gestão, desde a sua elaboração até a implementação, acompanhamento e revisão. Esse investimento também livra a empresa de processos e multas, como as do eSocial.

Confira 4 motivos para investir em SST:


1- Melhoria da imagem da empresa
Boas práticas de segurança mantêm uma imagem positiva da empresa frente a fornecedores, clientes e colaboradores.
Muitos profissionais pesquisam sobre a política da empresa em relação a questões como saúde, bem-estar e segurança. Esse aspecto se tornou relevante atualmente, principalmente com a pauta da saúde mental sendo tão abordada.
A cultura da nova era do mercado de trabalho valoriza pessoas e empresas que se preocupam com o aspecto humano.


2- Melhoria do financeiro
Uma má gestão SST pode afetar a saúde financeira da sua empresa de várias formas. Ao não se adequar às Normas Regulamentadoras (NRs) e legislação vigente, a empresa fica submetida a multas e encargos por parte do governo.


3 – Produtividade dos colaboradores
Acidentes podem gerar afastamentos, o que diminui a produtividade da empresa, uma vez que menos pessoas estão exercendo a atividade, além do gasto com mão de obra temporária e despesas de saúde.
Porém, trabalhadores seguros e felizes tendem a produzir mais e melhor. A gestão SST, portanto, deve ser vista como um investimento e não como prejuízo.


4 – Adequação às normas e legislação
As Normas Regulamentadoras e a legislação trabalhista existem para proteger tanto o trabalhador quanto o empregador. Elas dizem respeito a várias questões, entre elas a saúde e segurança no trabalho.
A correta gestão SST garante que todas as regras aplicáveis ao seu negócio estejam mapeadas e sejam seguidas corretamente, além de manter uma atualização constante em caso de mudanças.


5 – Cultura organizacional
A gestão de SST exige o envolvimento dos funcionários. Afinal, seguir as regras depende deles. Essa gestão, portanto, fortalece a cultura da empresa, uma vez que os funcionários se sentem parte das ações e acabam por se tornarem multiplicadores das normas de segurança e disseminadores da cultura organizacional.
O envolvimento dos colaboradores e a preocupação com as questões envolvendo SST mostram que a empresa se preocupa não somente com sua produtividade, mas também com o bem-estar da equipe.


O SESMO pode ser seu braço direito nessas melhorias! Entre em contato e teste gratuitamente por 15 dias.