Por que adotar um sistema de gestão em SST?

Diante do cenário do eSocial, sabemos da necessidade de utilização de um software para a emissão e envio dos arquivos em .xml, mas um bom sistema de gestão pode desempenhar um papel muito maior dentro da sua empresa e tornar-se um grande aliado do seu crescimento.

Se você administra uma empresa do segmento de Medicina e Segurança Ocupacional, certamente está habituado a lidar com uma grande quantidade de informações provenientes das empresas com as quais você se relaciona, o que resulta em um acúmulo de dados e documentos que, por muitas vezes, dificulta o andamento dos processos que sua empresa realiza. Quanto maior for o crescimento de sua empresa, maior será o acúmulo e, no decorrer do tempo, se tornará impossível fazer o gerenciamento correto dessas informações.

Por esses motivos, listamos aqui alguns dos benefícios em adotar um sistema de gestão na sua empresa:

Organização dos dados

Com o auxílio de um software de qualidade, todas as informações com as quais sua empresa trabalha podem ficar armazenadas em um só local, bem organizadas e de fácil acesso, principalmente se o software for online, permitindo a consulta das mesmas em qualquer lugar. Além do mais, é sempre possível realizar um backup das informações armazenadas, eliminando o risco de extravio de dados, o que pode ocorrer quando se utiliza materiais impressos e arquivo de papelada.

Por que adotar um sistema de gestão em SST: homem com pulso enfaixado.

Praticidade e eficiência

Quanto tempo seus técnicos e demais colaboradores perdem preenchendo inúmeros formulários físicos, redigindo e configurando documentos e revisando todas as informações coletadas? Através do uso de um software de gestão, todo o processo de coleta de dados para geração de documentos – como o PPRA, PCMSO, LTCAT e todos os outros laudos e relatórios – é otimizado, agilizando o cumprimento da demanda de seus clientes, garantindo a execução das tarefas dentro dos prazos estabelecidos, além de manter todos esses elementos armazenados, assegurando que a mesma atividade não precise ser desempenhada diversas vezes. Ademais, é possível que o cliente tenha acesso a esses dados dentro do próprio sistema, se assim for de necessidade da empresa.

Controle de diferentes setores da empresa em um único lugar

Um sistema operacional do segmento de gestão em saúde laboral pode viabilizar a integração das informações dos distintos setores da sua empresa, através de módulos que possibilitam o gerenciamento completo da mesma, podendo ter um maior controle do seu financeiro, por exemplo, e facilitar as operações como atendimento, agendamento e entrada e saída de estoque. Desse modo, além da facilidade de acesso a qualquer dado armazenado, a gestão de todas as atividades da sua empresa se torna mais rápida e simplificada.Por que adotar um sistema de gestão em SST: equipamentos de proteção.

Adaptação ao eSocial

Com a aproximação dos prazos de envio das informações ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e a grande quantidade de informações que devem ser reunidas, toda facilidade que um software possa oferecer às empresas é bem-vinda. A grande maioria dos softwares de gestão de SST já estão adaptados ao sistema do governo federal, simplificando o envio dos eventos e evitando possíveis erros decorrentes de falhas na gestão, prevenindo as empresas de receberem multas resultantes do processo.

É importante que, ao escolher o software de gestão adequado para sua empresa, alguns fatores como a segurança das informações, módulos completos e um bom atendimento de suporte sejam levados em consideração. Uma boa gestão só tem a agregar valor e credibilidade a sua empresa, assim como alavancar seu desempenho e crescimento no competitivo segmento de Medicina e Segurança Ocupacional.