O que são os exames complementares e como fazer a gestão deles

Os exames ocupacionais visam a avaliação e a proteção da saúde dos trabalhadores enquanto estiverem ligados à uma empresa. O empregador é obrigado por lei a encaminhar os funcionários para essas avaliações clínicas e custear todas elas integralmente, bem como manter em arquivo os ASOs (Atestado de Saúde Ocupacional) de cada um.

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), amparado pela NR-7, é o programa responsável por ditar o planejamento de prevenção de doenças e medidas de proteção da saúde dos empregados, como os exames que os funcionários devem realizar e sua periodicidade.

Esses exames são: admissional, demissional, periódico, de mudança de função ou retorno ao trabalho e complementares. Esse último item é geralmente mais negligenciado pelas empresas, por isso vamos falar um pouco mais sobre ele hoje.

O que são os exames complementares?

Os exames complementares são aqueles solicitados pelo médico do trabalho para complementar ou confirmar um diagnóstico. Eles variam de acordo com as particularidades e riscos de cada função, previstos no PCMSO.

Conheça alguns deles:

  • Audiometria: essa avaliação é realizada especialmente em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados, com ruídos acima do nível seguro de tolerância, e serve para garantir ou monitorar o surgimento de alguma alteração na audição do trabalhador.
  • Espirometria: esse exame avalia a capacidade dos pulmões do trabalhador e o sistema respiratório, sendo fundamental para aqueles trabalhadores que atuam em atividades com exposição a poeiras, fumaças ou outros agentes que possam ser inalados.
  • Exames laboratoriais: são aqueles exames básicos de sangue, urina ou fezes, realizados para um check ups das condições de saúde. Eles avaliam os níveis de glicemia e colesterol, por exemplo.
  • Eletroencefalograma e eletrocardiograma: são os exames responsáveis por avaliar as condições cerebrais e do coração do trabalhador, respectivamente.
  • Radiografia: o famoso raio-x, é aquele exame que permite ao médico avaliar as condições internas do organismo do colaborador, e detectar alterações no pulmão ou em outros órgãos.

É fundamental que as empresas sigam as Normas Regulamentadoras, conheçam os exames que dizem respeito a cada função e mantenham o PCMSO atualizado, não apenas para evitar multas ou ações judiciais trabalhistas, mas, principalmente, para garantir a saúde e o bem estar de seus funcionários.

Clínica ou SESMT: faça uma gestão eficiente dos exames complementares

Para fazer uma gestão eficiente de qualquer exame ocupacional e sua periodicidade, é preciso que as clínicas, consultorias ou SESMT abandonem o método papel-caneta e até mesmo a planilha básica de excel.

Por mais que seja possível realizar o acompanhamento seguindo esse método tradicional e antigo, quando a demanda aumenta e o número de colaboradores também, o formato passa a tomar muito tempo e prejudica a organização e produtividade, resultando em erros, atrasos e multas, além da pouca segurança das informações.

Cliente SESMO não passa por esse tipo de aperto, você sabia? Com base no PCMSO, emitido no próprio sistema, as informações sobre os exames referentes a cada cargo também são emitidas.

Na sequência, é só visualizar o relatório de convocação de exames de acordo com os profissionais, empresas e periodicidade, e manter a agenda em dia, evitando erros como o atraso no agendamento e a solicitação de exames incorretos.

Entre em contato com nossos consultores clicando em “Teste grátis” e conheça as funções do sistema!