O que muda para SST com o E-Social Simplificado

Já sabíamos, por meio de notas e especulações, que o eSocial passaria por um processo de simplificação. Agora, com a divulgação da versão beta do nosso sistema, podemos confirmar o que muda para SST: caiu de 6 para 3 o número de eventos.

Confira os eventos que foram excluídos:

S-1060 (Tabela de Ambientes de Trabalho): agora as informações de ambiente de trabalho devem ser informadas no Evento S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco).

S-2221 (Exame Toxicológico do Motorista Profissional): a portaria referente a obrigação de exame toxicológico (945/2017) foi revogada e o evento S-2221 excluído.

S-2245 (Treinamentos, Capacitações, Exercícios Simulados e Outras Anotações): agora as informações do S-2245 serão informadas nos eventos S-2200 e S-2206 (ASO e Alteração de Contrato de Trabalho, respectivamente).

Os eventos de SST que foram mantidos, como previsto, tiveram campos excluídos:

S-2210 (CAT): se manteve, com exclusão dos campos de Código de Ambiente e CNES.

S-2220 (ASO): teve os campos de CPF e NIS do médico removidos.

S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco): esse evento se mantém com a exclusão dos campos de Código Ambiente, Periculosidade, Insalubridade, EPI, Nome e NIS do responsável, Aposentadoria Especial e Metodologia de Ergonomia.

O envio das informações já inicia em setembro deste ano para o grupo 01 de SST. Quem ainda não possui um software para Medicina e Segurança Ocupacional com eSocial integrado deve atualizar-se o mais rápido possível, para que a transmissão de eventos seja cumprida de acordo com os prazos de obrigação!