O que fazem as clínicas e consultorias de SST?

Os ambientes de trabalho podem apresentar diversos riscos à saúde dos trabalhadores. Por isso, é de extrema importância para todas as empresas a promoção de medidas preventivas que garantam a segurança e saúde de todos os envolvidos.

A gestão de Medicina e Segurança Ocupacional é uma obrigação de todas as empresas que tenham pelo menos um funcionário. Caso a organização não esteja de acordo com as leis trabalhistas e atentos às mudanças às quais as Normas Regulamentadoras sofrem, podem acabar tendo que arcar com multas e penalizações, gerando muita dor de cabeça e atraso no andamento das atividades da empresa, correndo o risco, até mesmo, de ter suas portas fechadas.

As empresas responsáveis por cuidar do serviço de SST das organizações, de forma terceirizada e especializada, são as clínicas e consultorias de SST. Descubra os principais serviços realizados por essas empresas:

  • Realização dos exames médicos ocupacionais

Os exames ocupacionais são determinados de acordo com as funções presentes na empresa. O planejamento de exames, aos quais os colaboradores de cada função devem ser submetidos, bem como sua periodicidade, são determinados pela NR-07, no PCMSO. Além dos exames básicos de SST, como demissionais e admissionais, também são realizados os exames complementares, de acordo com a exposição aos riscos.

  • Programas e laudos de saúde e segurança do trabalho

As clínicas e as consultorias de medicina e segurança ocupacional também podem ofertar a realização e emissão dos documentos pertinentes à gestão de SST das empresas. Os profissionais responsáveis por essa documentação são o Engenheiro de Segurança do Trabalho e o Médico do Trabalho.

Dentre os principais laudos e programas de SST estão o PCMSO, mencionado acima, o LTCAT, o PGR e os laudos de insalubridade e periculosidade.

  • Envio dos eventos ao eSocial

O eSocial é o programa governamental que reúne todas as informações correspondentes à relação entre empregado-empregador, como as condições de ambiente de trabalho, monitoramento da saúde do trabalhador, etc. Ele facilita a fiscalização pelos órgãos responsáveis do cumprimento das Normas Regulamentadoras.

Como as empresas especializadas em SST já realizam a gestão ocupacional das organizações e entendem tudo sobre o eSocial, elas também podem fazer o envio dos eventos de seus clientes, garantindo maior segurança e cumprimento dos prazos.

Por mais que a gestão de saúde e segurança do trabalho seja responsabilidade total das empresas, que devem cuidar do bem-estar dos seus colaboradores, é muito bom poder contar com a terceirização pelas mãos de equipes especializadas e dedicadas ao assunto.

Agora que você já sabe tudo que as clínicas e consultorias fazem, conheça o software mais completo que auxilia essas empresas no trabalho diário. Entre em contato e saiba mais sobre o SESMO!