O que é SESMT?

O Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho, estabelecido no artigo 162 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que teve sua origem lá na Revolução Industrial, tem como objetivo principal proteger os colaboradores em seus locais de trabalho, evitando acidentes e doenças ocupacionais. Das Normas Regulamentadoras, é a norma número 04 (NR-04) que diz respeito a esse serviço.

O que é SESMT: trabalhadores conversando na fábrica.

O SESMT foi criado devido ao número crescente de acidentes em local de trabalho, desde o início das indústrias. Atualmente, esse sistema também acompanha o dia a dia dos colaboradores, alertando para novas doenças que possam surgir no ambiente laboral, como evitar acidentes trabalhistas, responder pelo PCMSO da empresa, designar os EPIs corretos para cada função e caminhar lado a lado com a CIPA.

Quem são os profissionais do SESMT?

O SESMT é composto por um grupo de profissionais especializados em saúde e segurança laboral, que atuam dentro das empresas cuidando do bem estar dos trabalhadores, como:

O médico do trabalho, que implementa ações preventivas contra doenças do trabalho, realiza consultas e faz o monitoramento da saúde dos colaboradores. Deve possuir alguma especialização em Medicina Ocupacional.

O enfermeiro do trabalho, que realiza os primeiros socorros em caso de acidentes, instrui os trabalhadores a respeito dos cuidados com a saúde, coordena projetos voltados ao incentivo da prática de hábitos saudáveis e lidera o setor de enfermagem da instituição. Também deve possuir especialização voltada à enfermagem do trabalho.

O engenheiro de segurança do trabalho, que realiza a gestão de segurança e saúde ocupacional, com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho, desenvolve projetos para redução de riscos ambientais, fiscalizando a integridade de equipamentos e o cumprimento das Normas Regulamentadoras. É o Engenheiro ou Arquiteto que possua pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho de acordo com a lei 7410 de 29/11/85.

O técnico de segurança do trabalho, que coordena os projetos de implementação das políticas de saúde e segurança do trabalho, fazendo auditorias, acompanhamento das atividades de segurança, entre outras medidas. Deve ter formação de nível Técnico, conforme à lei 7410 de 29/11/85.

O objetivo desse conjunto de profissionais – o SESMT – é garantir que todos os setores de uma instituição estejam de acordo com as Normas de Segurança, garantindo maior segurança possível e prevenindo a ocorrência de acidentes e desenvolvimento de doenças do trabalho. Junto com a CIPA, desenvolvem atividades como a SIPAT e garantem a saúde e segurança dos colaboradores.

O SESMO tem o plano perfeito para o SESMT da sua empresa. Entre em contato e teste gratuitamente por 15 dias.