O que é o PCA e quais são os objetivos desse programa?

PCA é a sigla que corresponde ao Programa de Conservação Auditiva. Esse programa nada mais é do que um conjunto de medidas que tem como objetivo prevenir o surgimento ou a evolução de perdas auditivas resultantes de atividades ocupacionais.

Em qualquer ambiente e função onde haja o risco de perda ou prejuízo à audição do trabalhador, há necessidade de implantação do PCA. Ruídos associados a agentes físicos, como frio, calor e vibração, acidentes, ou químicos, são agentes ocupacionais que podem provocar a perda auditiva.

A Norma Regulamentadora que dá as diretrizes do PCA é a NR9. Segundo ela, o programa visa “a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venha a existir no ambiente do trabalho”.

O PCA envolve a atuação de uma equipe multiprofissional: profissionais de engenharia, medicina, fonoaudiologia, etc. A Portaria Nº 19, de 9 de Abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego, o qual estabelece a obrigatoriedade da implementação do PCA em todo estabelecimento de trabalho com Níveis de Pressão Sonora Elevados.

Quais são os objetivos específicos do programa?

  • Antes de tudo, melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e garantir o bem-estar físico de todos.
  • Identificar colaboradores que possam ter problemas auditivos prévios e garantir que o quadro não se agrave.
  • Diagnosticar as perdas auditivas de forma precoce.
  • Adequar as empresas às Normas Regulamentadoras.
  • Proteger empresas e trabalhadores.

Por que fazer os programas ocupacionais?

Esses programas, além de uma obrigatoriedade, garantem a segurança dos trabalhadores. É a partir dessas avaliações técnicas e desenvolvimento dos documentos que as medidas de segurança cabíveis serão implementadas.

Dessa forma, além dos colaboradores estarem protegidos – e poderem trabalhar com tranquilidade sabendo que sua saúde não vai ser prejudicada, a empresa fica protegida também, já que não vai ter que lidar com nenhum processo trabalhista.

O SESMO pode ajudar seu SESMT ou empresa de SST a garantir a segurança e qualidade desses programas. Entre em contato através do site e fale com nosso consultor!