O eSocial bate à porta: devo contratar um software de Medicina e Segurança do Trabalho

Quem é da área de Medicina e Segurança Ocupacional já lida com o fantasma do eSocial há muito tempo. Muitas são as especulações de como o programa irá funcionar de fato, especialmente depois de tantos adiamentos e mudanças de cronograma.

O que parecia tão distante está cada vez mais próximo dos prazos de obrigatoriedade. Neste ano e no ano seguinte os três primeiros grupos devem começar a enviar as informações obrigatórias ao programa e, para que que isso aconteça, as empresas especializadas em gestão SST precisam estar preparadas.

O eSocial bate à porta: empresário preparando o eSocial para entrega.

As empresas da área que não acompanharem as mudanças terão dificuldades em se manter no mercado, já que os clientes têm buscado o que há de mais moderno e seguro como garantia de que o trabalho seja desempenhado rapidamente, de acordo com os prazos e sem erros.

Um bom software para Medicina e Segurança Ocupacional pode fazer toda a diferença na realização desse trabalho. Que os laudos e programas de SST contém muitas informações e uma coleta de dados bem vasta não é novidade pra ninguém, porém, o que muitos desconhecem é a praticidade de informatizar esses processos.

Uma das grandes dificuldades do eSocial é, justamente, a quantidade de obrigações acessórias e as especificidades de cada evento que deve ser gerado e enviado.

Porém, assim como a facilidade na geração e armazenamento dos documentos obrigatórios regidos pelas Normas Regulamentadoras de segurança, o software de gestão fica responsável pela automatização dos eventos do eSocial, a partir dos dados já previamente inseridos no sistema para a realização de outras tarefas.

Essas informações devem ser transformadas em um arquivo .xml, já que esse é o único formato aceito pelo eSocial. Esse arquivo só pode ser realizado com o auxílio de um software, que organiza e converte as informações. Os dados que geram esse arquivo, coletados para realização de documentação, serão unidos as informações provenientes do RH das empresas, para compor todos os eventos que precisam ser enviados. Portanto, é necessário garantir aos clientes que não há nenhum erro cadastral ou desconformidade entre as informações que possa resultar em multas e penalizações.

O eSocial bate à porta: ícone do arquivo XML.

É extremamente importante que as clínicas e consultorias não deixem para escolher o software mais adequado às suas necessidades em cima da hora. Os prazos já batem a porta e o quanto antes os profissionais de SST se adequarem a informatização de suas atividades, melhor. Os usuários precisam se adaptar à forma de coleta de dados e envio dos eventos para o eSocial antes do início oficial das obrigatoriedades.

Quanto às mudanças no sistema de envio, quem fica responsável pelas adaptações são os desenvolvedores do software, que deve contar com profissionais capacitados e atentos às modificações nas normas e prazos, facilitando ainda mais o trabalho dos responsáveis pela medicina e segurança do trabalho.

Você sabia que além de facilitar todo o gerenciamento da sua clínica ou consultoria de SST o SESMO possui integração com o eSocial? Teste GRATUITAMENTE por 15 dias!