Novo cronograma do eSocial na versão simplificada

Já comentamos aqui, há algumas semanas, que o envio dos eventos do eSocial havia sido adiado, por conta do lançamento da versão S-1.0 do sistema simplificado que foi prorrogada pela Dataprev devido a problemas na internalização dos eventos na versão nova.

O sistema simplificado iria ao ar no dia 17 de maio, mas teve que ser adiado para ajustar a integração do CNIS e do INSS. Por conta disso, os eventos de Saúde e Segurança no Trabalho de folha dos empregadores/contribuintes pessoas físicas (exceto doméstico), que deveriam ser enviados em junho, foram adiados e só poderão ser recebidos na nova versão.

O cronograma que estava suspenso, então, passou por alterações: a implantação do layout simplificado da versão S-1.0 ficou prevista para o dia 19 de julho e as novas fases foram prorrogadas.

Qual é o novo cronograma do eSocial simplificado?

O envio dos eventos ocorre em fases:

  • 1ª fase: envio das informações constantes dos eventos das tabelas S-1000 a S-1080 do leiaute do eSocial;
  • 2ª fase: envio das informações constantes dos eventos não periódicos S-2190 a S-2420 do leiaute do eSocial, exceto dos eventos relativos à Saúde e Segurança do Trabalhador (SST);
  • 3ª fase: envio das informações constantes dos eventos periódicos S-1200 a S-1299 do leiaute do eSocial;
  • 4ª fase: envio das informações constantes dos eventos S-2210, S-2220 e S-2240 do leiaute do eSocial, relativos à SST.
  • Vamos as novas datas para os eventos de SST, a 4ª fase:
  • Grupo 1: o prazo de envio passou do dia 08 de junho para 13 de outubro;
  • Grupos 2, 3 e domésticos: estavam previstos para 08 de setembro de 2021 e 10 de janeiro de 2022, respectivamente, e passaram a entregar juntos no dia 10 de janeiro de 2022;
  • Grupo 4: O envio para o Grupo 4 foi mantido para 11 de julho de 2022.

O programa adia, adia e adia, mas não vamos escapar dele! Você está preparado para atender a demanda dos seus clientes quanto ao envio dos eventos ao eSocial?

Teste gratuitamente por 15 dias o software mais completo para a gestão de Medicina e Segurança do Trabalho e saiba como se preparar.