Eventos de SST e pessoa física adiados pelo eSocial

No começo deste mês, o eSocial anunciou o adiamento do envio de eventos de pessoas físicas e SST até a implantação da versão S-1.0 do eSocial, que teve problemas na internalização dos eventos na versão S-1.0 pelos sistemas da Dataprev.

Por que os eventos foram adiados?

O lançamento da versão S-1.0 do sistema do eSocial foi prorrogada pela Dataprev, após a organização ter reportado problemas na internalização dos eventos na versão nova. O sistema simplificado iria ao ar no dia 17 de maio, mas teve que ser adiado para ajustar a integração do CNIS e do INSS.

Por conta disso, os eventos de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e os eventos de folha dos empregadores/contribuintes pessoas físicas (exceto doméstico), que tinham envio previsto para o mês de junho, ficam automaticamente adiados, já que só poderão ser recebidos na nova versão, que ainda não foi o ar.

Para as empresas do 3º Grupo de obrigados ao eSocial (empregadores pessoas jurídicas), o envio de folha para a competência maio/2021 se mantém e a obrigação permanece.

Os eventos foram adiados até quando?

Na notícia divulgada no portal oficial, o eSocial informou que a nova data de início da obrigatoriedade de envio dos eventos adiados será definida em portaria a ser publicada.

Você pode conferir a notícia completa clicando aqui.

Isso quer dizer que podemos ficar tranquilos e parar os trabalhos relacionados ao eSocial?

Não! O envio dos eventos foi adiado TEMPORARIAMENTE, ou seja, assim que os problemas da nova versão do sistema forem resolvidos pela Dataprev, as obrigatoriedades começam.

Portanto, se sua clínica ou consultoria em saúde e segurança ocupacional ainda não está preparada para atender as demandas dos clientes no que diz respeito ao eSocial, esse pode ser um bom momento de respiro para se adequar!

Teste gratuitamente e conheça o sistema mais completo de gestão em SST.