X
Semana do Consumidor - Sesmo
Facebook Sesmo Instagram Sesmo LinkedIn Sesmo
ÁREA DO CLIENTE
TESTE GRÁTIS
HOME
QUEM SOMOS
SOLUÇÕES
CASES
BLOG
CONTATO

 

 

Erros de SST que as empresas mais cometem

Para garantir que os colaboradores possam desempenhar suas funções sem que seu bem estar seja prejudicado, os empregadores precisam atentar-se às medidas de saúde e segurança do trabalho que devem ser tomadas de acordo com os riscos presentes em cada função. Porém, nem sempre é o que acontece.

Erros de SST que as empresas mais cometem: operário segurando um capacete.

Listamos aqui os principais erros que as empresas cometem quando se trata de saúde e segurança ocupacional:

1. Não estar de acordo com a legislação e desrespeitar as NRs

Caso os gestores não estejam a par das novas leis trabalhistas e atentos as mudanças as quais as Normas Regulamentadoras vem sofrendo, podem acabar tendo que arcar com multas e penalizações, gerando muita dor de cabeça e atraso no andamento das atividades da empresa.

2. Não realizar a documentação SST

Os laudos e programas de Medicina e Segurança do Trabalho, além de garantir que o ambiente laboral é seguro para os colaboradores, em casos de processo trabalhista serve como provas de que a empresa estava preparada e de acordo com a legislação, podendo poupar a instituição de arcar com gastos financeiros que não lhe cabem.

3. Não realizar os exames de acompanhamento da saúde do trabalhador

Os exames ocupacionais, como o admissional, são um direito e uma obrigação das empresas e empregados, já que protegem ambos e atestam que o trabalhador tem boa saúde e preparo para desempenhar suas funções, principalmente aqueles que irão realizar atividades de risco.

Além do mais, quando o exame demissional for realizado, é possível constatar se alguma doença de cunho laboral surgiu. Já os exames periódicos permitem que a empresa observe o estado de saúde do colaborador, possibilitando que qualquer problema ou sinal de doença seja detectado de maneira precoce e garantindo boas chances de recuperação, bem como apontar que um empregado não deve mais realizar devida função.

4. Não supervisionar o uso dos EPIs

Muitas vezes os colaboradores acabam por achar que o uso dos EPIs é apenas uma formalidade e que não devem preocupar-se com acidentes. É tendência crer que o que ocorreu em outros casos não ocorrerá com a gente.

Portanto, além de fornecer todos os equipamentos de proteção corretos, a empresa deve ressaltar sempre a importância de seu uso e fiscalizar se os colaboradores estão, de fato, utilizando-os corretamente. Esse acompanhamento pode salvar vidas e evitar que a empresa arque com indenizações.

5. Não contratar funcionários capacitados e atualizados para cuidar da segurança da empresa

Todo profissional de qualquer setor deve manter em mente que sempre haverão novas coisas para aprender. Bons médicos, técnicos e engenheiros do trabalho sabem que a área está em constante mudança e atualizações são necessárias. É fundamental estar atento às novas tecnologias que podem tornar o trabalho muito mais seguros e produtivo, estudar a legislação e suas mudanças e conhecer as técnicas de análise e medidas de segurança que cada tipo de ambiente de trabalho requer.

Cuidar da segurança nos ambientes da empresa e acompanhar de perto a saúde dos funcionários pode tornar o trabalho mais produtivo, manter uma equipe mais feliz e interessada no desenvolvimento de suas atividades, evitar que a empresa sofra penalizações além de, claro, proteger a integridade física e o bem estar dos colaboradores.

O SESMO pode te ajudar nisso, entre em contato com a gente e descubra o que o sistema pode fazer por você!







Logo da Sesmo



ATENDIMENTO AO CLIENTE
SUPORTE:
sesmo@sesmo.com.br

COMERCIAL:
comercial@sesmo.com.br

TELEFONES
+55 (46) 2101-1845 (SUPORTE)
+55 (46) 2101-1845 (WHATSAPP)

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
SEGUNDA À SEXTA
8H30MIN ÀS 12HRS
13H30MIN ÀS 18HRS
HORÁRIO DE BRASÍLIA

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
ENVIAR
© 2019 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Linking Sites.
Whatsapp da Sesmo
Fale agora com a Sesmo