Ergonomia no trabalho home office

5 dicas para manter a saúde e o bem estar no trabalho remoto

Não é novidade alguma que a ergonomia do trabalho é um assunto muito importante e deve ser levado a sério dentro das empresas. Um posto de trabalho adequado ergonomicamente garante o bem-estar do colaborador e evita o desenvolvimento de doenças como a LER/DORT durante o período de realização de suas atividades.

Devido a pandemia do novo Coronavírus, em que a prática do home office tem sido uma das alternativas para preservar a saúde dos funcionários, o posto de trabalho de milhares de colaboradores já não é mais o mesmo. Trabalhando em casa, muitos falham na escolha e adaptação do novo escritório, fator que pode ser prejudicial à saúde do trabalhador se mantido por longos períodos.

Ergonomia no trabalho home office: mulher trabalhando com dor no pescoço.

Por esse motivo, separamos algumas dicas sobre como manter seu local de trabalho adequado e ergonomicamente correto para realização de suas tarefas, mesmo trabalhando no conforto e segurança de casa:

1. Converse com seus familiares/colegas de residência

Estabelecer que, mesmo estando em casa, você tem tarefas a serem realizadas e uma carga horária para cumprir é um passo importante para uma boa rotina de home office. Assim, todos estando cientes da importância de respeitar seu momento de trabalho, distrações podem ser evitadas.

2. Escolha um local apropriado para trabalhar

A liberdade de poder escolher o local de onde iremos trabalhar pode acabar atrapalhando, já que a tendência é escolhermos qualquer lugar “confortável” ou de maior praticidade. Preferencialmente, seu espaço de trabalho deve ser separado das áreas domésticas e de lazer, o que pode ser um desafio. É necessário escolher um local adequado à realização das tarefas, com mesa e cadeira de altura e angulação apropriadas, afastado de ruídos intensos (barulho da rua, conversa e demais distrações) e com boa iluminação.

3. Mantenha-se atento a sua postura

Um dos pontos mais importantes com relação a ergonomia é prestar atenção na sua postura durante o trabalho. É preciso evitar se manter em uma posição muito “relaxada” e cuidar para que a coluna esteja ereta em todos os momentos. Trabalhar deitado na cama ou no sofá pode resultar em dores nas costas e desenvolvimento de doenças relacionadas a coluna.

Ergonomia no trabalho home office: mulher trabalhando em casa com um notebook.

4. Pratique atividades de alongamento

A ginástica laboral não precisa restringir-se apenas ao ambiente empresarial. Fazer pausa nas tarefas para levantar para alongar-se, dar uma volta e estimular o corpo é fundamental para manter uma boa saúde durante longos períodos de trabalho. Fazer alguns exercícios durante essas pausas, como alongamento das mãos, por exemplo, são muito recomendados. Basta ter cuidado para não lesionar-se, não forçando os ligamentos e a musculatura durante a prática.

5. Mantenha uma rotina

Essencial para garantir o bem estar mental e físico durante esse período de isolamento social, manter uma rotina de trabalho também garante um bom fluxo de produtividade e afasta a preguiça. Levantar da cama no mesmo horário de sempre, tomar café da manhã e vestir-se com roupas de trabalho – não dá pra ficar o dia todo de pijama, né? – são hábitos que ajudam a manter o foco e a disposição para desempenhar as atividades do dia.

A ergonomia do trabalho é muito importante e não pode ser deixada de lado, mesmo se o local de trabalho for nossa casa. Talvez deva ser levada mais a sério ainda. Cuidar da saúde e do bem estar físico e psicológico também é um dos passos para o sucesso na carreira!