Cultura de segurança: como implementar

A segurança é uma preocupação comum a todas as empresas, sendo cada vez mais frequente devido às consequências de ações que provocam acidentes. Mas, quantas dessas empresas se preocupam em ter também uma cultura de segurança?

Muito mais do que o acompanhamento de índices e estatísticas de acidentes, a cultura de segurança constitui hábitos, atitudes e comportamentos de caráter preventivo. É a incorporação dos hábitos de segurança na rotina da empresa, de forma natural e instintiva, adotada por todos os colaboradores.

Saiba como implementar a cultura de segurança na sua empresa e qual a importância dela.

Por que implementar a cultura de segurança?

Ao transformar práticas de segurança em hábitos, torna-se natural aos colaboradores da empresa tomar atitudes seguras no dia a dia, evitando acidentes. Como consequência, os índices de afastamento diminuem, menos pessoas se machucam e a produtividade aumenta.Cultura de segurança: como implementar: trabalhador utilizando protetor de ouvidos.

Quando acidentes são frequentes, os funcionários também podem ficar apreensivos em relação ao trabalho, atrapalhando a execução das atividades e diminuindo a produtividade.

Em caso de acidentes, quando as práticas de segurança são bem disseminadas e estão claras para todos, os colaboradores sabem como agir e o que devem fazer de acordo com a gravidade do problema. Isso aumenta o sentimento de segurança, além de impedir o agravo da ocorrência.

Para implementar qualquer tipo de cultura, tenha em mente que o processo leva tempo e o engajamento das pessoas é gradativo. No entanto, é muito benéfico para qualquer corporação. Saiba, então, como implementar em sua empresa.

Incentive comportamentos seguros

Parece óbvio, mas estimule os comportamentos seguros entre os funcionários. Não espere semanas especiais como a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) para falar de segurança se este é um assunto importante todos os dias.

Faça da segurança mais do que uma obrigação, promova diálogos constantes, incentive as atitudes preventivas, fazendo com que elas sejam uma parte da rotina de trabalho. Deixe claro quais as vantagens de ter hábitos que minimizam os riscos laborais.

Os gestores têm papel importante nisso, pois estimulam suas equipes, e seu engajamento nas atitudes seguras é fundamental. Eles devem disseminar a cultura entre os funcionários e participar também das atividades direcionadas à segurança, alinhando toda a equipe com os valores da empresa.

Realize treinamentos

Os treinamentos capacitam os funcionários para agir em situações emergenciais e, também, para atuarem de forma preventiva. Eles devem ser feitos periodicamente, mantendo a todos sempre atualizados, sendo parte do plano de segurança da empresa.

Além de capacitar os colaboradores, os treinamentos engajam os participantes no tema e tornam o ambiente mais confiável.

Envolva todos os funcionários, direcionando as práticas para cada tipo de função, para que assim toda a empresa se envolva na questão e se sinta pessoalmente responsável pela manutenção da segurança.Cultura de segurança: como implementar: arquitetos planejando.

Tenha um plano de segurança

Por mais que a cultura de segurança aborde aspectos psicológicos, como hábitos e atitudes, não será possível implementá-la se não houver um bom plano de segurança.

Nele são abordadas as funções e responsabilidades de cada colaborador frente a prevenção e em caso de acidentes. Além disso, determina quais são as práticas seguras e preventivas, como o uso de EPIs, diretrizes da empresa e todas as ações que devem ser tomadas em caso de incidentes.

Use a tecnologia

Para administrar todo o plano de segurança, treinamentos e documentação gerada, é importante contar também com métodos eficazes de gerenciamento e administração das iniciativas.

Um bom software para segurança do trabalho permite o acompanhamento dos índices de acidente para avaliação da implantação da cultura de segurança na empresa, além da emissão de laudos e relatórios.

Além disso, permitirá acompanhar se as medidas de segurança e os programas obrigatórios, como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) estão sendo seguidos.

São medidas importantes para evitar crises e, também, gerenciá-las de modo a minimizar as consequências.

Quando a cultura de segurança é efetivamente disseminada e adotada, a tendência é que as atitudes corporativas se estendam para hábitos fora do ambiente de trabalho, contribuindo para uma vida mais segura.

Uma empresa preocupada com a segurança de seus funcionários auxilia na implementação da cultura de segurança, podendo reduzir a zero o número de acidentes. A participação e engajamento de todos só tende a trazer benefícios para a corporação.