Como trabalhar durante a pandemia: cuidados com a saúde

Um trabalhador que exerce suas atividades sabendo que está protegido em seu local de trabalho, trabalha melhor e produz mais. A nova pandemia de coronavírus vem afetando a saúde e segurança no trabalho, abrindo discussões como trabalhar durante a pandemia mantendo os cuidados com a saúde.

Como trabalhar durante a pandemia: jovem com máscara usando álcool em gel.

A questão afeta principalmente trabalhadores autônomos, que não podem deixar suas atividades de lado ou não possuem vínculo empregatício com as empresas para as quais prestam serviço.

De qualquer modo, independente do modelo de contratação, a empresa contratante deve zelar pela saúde dos colaboradores, sejam eles com vínculo empregatício ou não, e pela adequação do local de trabalho.

Entenda como se proteger durante este período e o que as empresas podem fazer.

Como trabalhar durante a pandemia de coronavírus com proteção

Mesmo que a empresa tenha a obrigação de garantir um ambiente seguro para o trabalho de todos, os trabalhadores também podem garantir sua própria proteção contra o coronavírus.

O Ministério da Saúde dá uma série de recomendações que todos podem seguir:

  • Lave as mãos com água e sabão frequentemente, incluindo os punhos, ou faça a higienização com álcool em gel 70%;
  • Cubra nariz e boca com o braço ou um lenço ao espirrar ou tossir. Não o faça com as mãos nem deixe de cobrir;
  • Evite tocar o rosto quando as mãos não estiverem higienizadas;
  • Mantenha uma distância segura de 2 metros de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando;
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos ao ter contato com outras pessoas;
  • Não compartilhe talheres, copos e pratos;
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável;
  • Utilize máscaras sempre que estiver fora de casa, determinação já feita em diversos municípios do país.

Além disso, é importante que os ambientes de trabalho estejam sempre limpos e bem ventilados, e os trabalhadores tenham acesso a todos os EPIs necessários.

Como trabalhar durante a pandemia: mulher lavando bem suas mãos.

Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou algumas recomendações para as empresas, como higienizar cadeiras, mesas e quaisquer outros equipamentos utilizados, disponibilizar lenços descartáveis para higienização da região nasal, disponibilizar álcool em gel em diversos locais para a higienização das mãos e deixar visível um material sobre a correta lavagem das mãos.

Todas estas medidas, inclusive de proteção individual, protegem também a todas as pessoas com quem temos contato, por isso, previna-se!

Plano de saúde

O número de trabalhadores autônomos vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, por isso as operadoras de planos de saúde têm se adequado e fornecido modalidades que possam ser contratados por estes trabalhadores.

Assim como para trabalhadores com vínculo empregatício, os autônomos também têm à disposição diferentes coberturas.

O autônomo pode contratar o plano diretamente com as operadoras ou em acordo coletivo.

Neste caso, é preciso que tenha vínculo com uma entidade de classe, que será a responsável pela contratação. Os acordos coletivos costumam ter valores mais vantajosos.

Para os profissionais liberais, um plano pode propiciar melhor qualidade de atendimento e agilidade.

Já as empresas, apesar de não terem a obrigação de oferecer a adesão ao plano, mantêm os profissionais satisfeitos, trabalhando melhor e com maior produtividade.

Realize os exames periódicos

Mesmo autônomos devem fazer os exames ocupacionais para acompanhar seu estado de saúde e atestar sua aptidão para exercer as atividades no trabalho.

Como muitos autônomos continuam a trabalhar durante a pandemia de coronavírus, os exames se fazem importantes na detecção de doenças que podem enquadrá-los no grupo de risco da COVID-19.

Além de importantes no momento atual, os exames ocupacionais devem ser realizados sempre que necessários, conforme estabelecem as Normas Regulamentadoras (NRs) ou de acordo com orientação do médico do trabalho responsável.

Eles garantem que um trabalhador não irá exercer uma atividade que pode prejudicar seu estado de saúde.

Análise de risco e cenários

A análise de risco é útil tanto para empresas quanto para profissionais liberais. Ela ajuda a pensar em como trabalhar durante a pandemia de coronavírus preservando a saúde.

Um analista de riscos deve observar todo o ambiente de trabalho, analisando todas as atividades ali exercidas, equipamentos utilizados e elencando todos os riscos à saúde e segurança do trabalhador decorrentes daquela função.

Mas, apenas analisar este cenário não é o suficiente: é necessário planejar medidas de minimização de riscos, ações para prevenção de acidentes, que treinamentos e campanhas de conscientização são necessários.

Muitas pessoas tem se perguntado como trabalhar durante a pandemia de coronavírus e períodos de crise. Estas são algumas recomendações que podem ajudar autônomos e empresas a se manterem ativos e menos vulneráveis em períodos como o atual. O mais importante, sempre, é manter a saúde e segurança de todos!