Como se manter atualizado na era digital da saúde do trabalho?

A modernização na área de saúde, incluindo a medicina do trabalho, é um assunto muito comentado nos últimos anos. O surgimento da pandemia de Covid-19 deixou esse fato ainda mais evidente, com o avanço da telemedicina, receituário digital e atendimento remoto no geral.

Por isso, separamos quatro dicas para você, profissional da saúde ligado à medicina do trabalho, se manter atualizado na era digital:

  1. Estude e adapte-se à tecnologia

Não adianta querer fugir: a tecnologia chegou para ficar! Quem achava que essa nunca seria a realidade da medicina e segurança do trabalho estava muito enganado. Quem não “ceder” será ultrapassado por ela.

Por isso, é fundamental conhecer o que cada Norma Regulamentadora diz a respeito do uso da tecnologia nos procedimentos de saúde ocupacional, como o armazenamento de laudos e ASOs e, além disso, conhecer as ferramentas disponíveis no mercado e sua utilização.

É importante também, no momento de escolher a ferramenta, como um software de gestão de saúde do trabalho, estar atento se o provedor fornece os treinamentos necessários para que você e sua equipe façam essa transição sem muitos problemas, possam tirar dúvidas e aprender a utilizar o que ainda não conhecem. É preciso buscar soluções completas para que a empresa permaneça atualizada.

  1. Busque as ferramentas digitais que tem foco no setor de saúde que você atua

Por mais que existam inúmeros softwares e tecnologias voltadas à saúde como um todo, nem todas vão ser ideais para uma clínica ou médico do trabalho, já que a medicina laboral envolve muitas regras, leis e características específicas que não se aplicam a todos os setores da área.

Além disso, o dia a dia e a gestão de uma empresa de saúde ocupacional pode ser completamente diferente de uma clínica de outras especialidades, portanto as ferramentas utilizadas devem ser capazes de atender às demandas específicas desse setor, sem que sejam necessárias adaptações e “gambiarras” que podem acabar custando muito mais carro do que a contratação do sistema certo.

  1. Estude sobre telemedicina e saúde digital

É importante estar a par de todas as transformações que acontecem na área da saúde como um todo e saber a que extensão elas se aplicam à medicina do trabalho. Quanto à telemedicina, por exemplo, a ANAMT, organização que regulamenta a atuação dos médicos do trabalho no Brasil, tem informado sobre a impossibilidade da realização de exames ocupacionais por este meio.

Segundo o “Guia Prático de Gestão em Saúde no Trabalho para Covid-19″3, publicado pela ANAMT em parceria com o Ministério da Saúde em julho do ano passado:

“Nenhum exame médico-ocupacional poderá ser realizado por meio de Telemedicina sem o exame físico direto no trabalhador. É vedado realizar exames médicos ocupacionais com recursos de telemedicina sem proceder o exame clínico direto no trabalhador, redação dada pelo Parecer CFM 8/2020”.

Isso não quer dizer que os profissionais não possam fazer uso da telemedicina em sua rotina, mas que é imprescindível a realização do exame físico presencial. Ou seja, é fundamental conhecer as normas e regras específicas da área e saber como incorporar os recursos tecnológicos e os avanços na rotina dos profissionais da saúde do trabalho.

4. Conheça o SESMO

Agora que você já conhece os passos mais importantes para ser um profissional de saúde ocupacional atualizado e por dentro da tecnologia, conheça o SESMO, o software mais completo da área que vai te permitir se manter a par de todas as atualizações da área e realizar a gestão de toda sua clínica.

Com ele você pode realizar todo o controle de atendimento, agendamento de exames por profissional e muito mais. Além disso, a ferramenta de financeiro é integrada com todo o sistema. Através desse menu a administração de sua empresa se torna mais segura e ágil, podendo verificar os dados a qualquer hora e em qualquer lugar, já que o sistema é 100% online.

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