Como otimizar o agendamento de exames médicos ocupacionais?

Uma das principais atividades de clínicas de saúde do trabalho, o agendamento e convocação de exames médicos ocupacionais requer muita atenção e pode envolver diversos procedimentos até o resultado final. Tudo começa com o PCMSO: a partir da elaboração do programa são geradas as informações sobre os exames médicos complementares e periódicos, bem como sua periodicidade, de acordo com a função e faixa etária.

Além disso, são necessárias tarefas de controle da agenda médica dos profissionais de saúde, guias de encaminhamento para o laboratório, comunicação de alterações e resultado, emissão do ASO, envio dos documentos para as empresas e organização dos arquivos na clínica.

Se esses procedimentos não forem feitos com atenção, os prazos de realização de exames podem ser esquecidos, uma pilha de exames vencidos pode se acumular e as empresas podem acabar penalizadas.

Como um software pode otimizar a convocação de exames
ocupacionais?

Ainda existem muitas clínicas que fazem o controle dos exames no papel, utilizando calendários e agendas físicas. Por mais que muitos consigam resultados eficientes através deste método “tradicional”, quando a demanda aumenta e são muitas empresas e colaboradores a serem administrados esse formato de organização pode acabar consumindo muito mais tempo do que o necessário e se tornar ineficaz.

Se a sua clínica está passando por essa dificuldade no momento, saiba que a
solução pode ser bem simples: um software de saúde ocupacional. Com base no PCMSO, emitido no próprio sistema, as informações sobre os exames referentes a cada cargo também são emitidas.

A partir daí, é só visualizar o relatório de convocação de exames de acordo com os profissionais, empresas e período, e manter a agenda em dia, evitando erros como o atraso no agendamento e a solicitação de exames incorretos.

Além disso, manter a agenda eletrônica dos profissionais é mais uma forma de organizar os atendimentos e não perder nem prejudicar nenhum cliente ou colaborador, bem como otimizar o dia a dia dos profissionais de saúde ocupacional, sempre em sintonia com a rotina do pessoal de atendimento e triagem.

Entre em contato e saiba mais sobre o software mais completo de SST!