Como oferecer uma solução ocupacional completa para os seus clientes

As clínicas e consultorias de saúde e segurança ocupacional desempenham um papel fundamental na saúde dos trabalhadores todos os dias. É graças aos profissionais dessas empresas especializadas e toda a sua dedicação que todos os outros profissionais têm – ou deveriam ter – ambientes de trabalho seguros e bem equipados. Mas isso não é novidade para quem é da área.

Sabendo quantos detalhes fazem parte da rotina dessas empresas, preparamos um conteúdo especial para todos que desejam oferecer a melhor solução ocupacional aos seus clientes. Confira as dicas!

  • Estude muito sobre a legislação

As Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho são a base de toda ação ocupacional, pois são elas que norteiam as medidas preventivas de acordo com cada risco que pode ser identificado nos ambientes.

E não é de hoje que essas normas passam por mudanças: elas estão constantemente sendo atualizadas para acompanhar as mudanças no mercado de trabalho, nas empresas, novas funções e melhores metodologias para análise, identificação e diminuição dos diversos riscos.

Por isso, para poder orientar seus clientes na melhor direção e desempenhar um bom trabalho técnico é preciso conhecer cada norma por completo e se manter atualizado junto com elas.

  • Conheça o eSocial e saiba fazer os envios corretamente

O eSocial é uma ferramenta muito importante para a área de SST e é a base para fiscalização do cumprimento das NRs. Por outro lado, ele também é referência em dor de cabeça para os gestores das empresas.

Isso porque a maioria desconhece a funcionalidade do sistema e suas regras, e se assusta com a quantidade de informações que devem ser enviadas.

Por isso, oferecer esse serviço é fundamental para que seus clientes não deixem de cumprir com a obrigatoriedade por medo, falta de conhecimento ou falta de atenção aos prazos. É um serviço muito procurado que beneficia todos os envolvidos.

  • Utilize um software especializado em gestão de SST

Investir em software que contenha funcionalidades voltadas especialmente para o dia a dia de uma clínica ou consultoria que presta serviços de gestão ocupacional facilita a rotina dos profissionais, diminui a margem de erros e garante o serviço mais completo para os clientes.

Busque por um sistema que inclua ferramentas de atendimento aos pacientes, controle da agenda dos profissionais, relatórios de exames e que facilite a organização financeira, além do envio dos eventos o eSocial, tudo em uma ferramenta só. É uma forma de elevar o nível de qualidade do trabalho e facilitar os procedimentos diários.