Como escolher o melhor software de gestão de SST?

Para atender as demandas do mercado de SST e conseguir cumprir todas as obrigatoriedades do governo, que vem se tornando cada vez mais digitais, as empresas precisam contar com um software que otimize o gerenciamento das informações e possibilitem o acompanhamento da saúde dos trabalhadores de forma segura.
Antes de contratar um software de gestão para clínica ou consultoria de saúde e segurança ocupacional, é preciso levar alguns pontos de consideração no momento da procura. Nessa hora, diversas questões podem surgir.
Existem diversos softwares com diversas especificidades diferentes, mas qual é o melhor para a sua empresa? Que critérios devem ser utilizados na hora de escolher? Que resultados você pode obter com esse investimento? Confira o artigo e saiba como encontrar o sistema ideal.

Conhecendo as opções do mercado:

É necessário compreender quais são as reais necessidades da sua empresa e apresentá-las ao comercial do software o qual você esteja conhecendo. Essa equipe deve ser capaz de lhe auxiliar, fazendo a ponte entre o que sua empresa necessita e o que o sistema oferece para que você saiba se o mesmo será capaz de suprir todas as suas principais necessidades.

Pontos a considerar:

Ferramentas para todos os setores

Verifique se o software atende os setores de atendimento, financeiro e faturamento, emissão de contratos, boletos e nota fiscal, além de todas as ferramentas de elaboração e assinatura digital dos documentos de sst. Desse modo, os dados de todos os setores ficam armazenados para consulta e controle em um só lugar e você não precisa investir em diversos sistemas.

Integração de dados para a elaboração dos programas

O software deve permitir que as informações já coletadas sejam reutilizadas para a elaboração de diferentes documentos, sem que a mesma tarefa precise ser refeita diversas vezes. Esse reaproveitamento de informações agiliza todo o processo de modo que mais documentos relacionados a um mesmo cliente podem ser emitidos.

Gerenciamento completo dos programas

A emissão dos documentos e laudos como os de audiometria, insalubridade e periculosidade, análise ergonômica, PCMAT (Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção), PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) da nova NR-01 e os demais laudos e programas complementares é um dos requisitos mais importantes que o software deve apresentar.

É interessante que dentro do próprio software seja possível realizar operações como eleição da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e acompanhamento laboratorial, desse modo não é necessário utilizar mais do que um sistema operacional.

Suporte e atendimento


Quando for contratar um software é de suma importância ter a garantia de que a empresa possui canais de atendimento de fácil acesso para suporte ao usuário, sempre que for solicitado. É importante checar de que forma esse suporte é oferecido, se a comunicação é facilitada e o usuário não fica preso em filas de espera no momento de atendimento.

Atualização de acordo com as NR

É essencial que o software esteja adequado as NRs para elaboração dos documentos, além de estar preparado para sofrer as atualizações necessárias de acordo com as mudanças na forma de transmissão dessas informações aos órgãos fiscalizadores. Antes de contratar o serviço, confira se o fornecedor está atento às mudanças e novidades por parte do governo.

Depois desse checklist você deve estar preparado para contratar o software que mais se adeque às suas necessidades! Teste o SESMO gratuitamente por até 15 dias e descubra se ele é software ideal para você.