Como a tecnologia ajuda na segurança do trabalho?

Todas as funções apresentam algum risco para o trabalhador ou necessitam de alguma adaptação ergonômica para garantir a segurança.

Algumas áreas do mercado ou atividades apresentam riscos maiores, como é o caso das indústrias, construção civil, eletricidade, etc. Por isso, é indispensável investir em ferramentas de controle e manutenção das medidas de saúde e segurança ocupacional, evitando multas e garantindo a segurança dos trabalhadores.

E como a tecnologia pode ajudar?

Assim como a tecnologia é indispensável para a produção, logística, entrega de produtos e prestação dos mais variados serviços, ela pode desempenhar um papel importantíssimo na gestão de saúde e segurança ocupacional.

Um software de gestão de SST é um investimento que vai manter a empresa sempre atualizada com as novidades do mercado tecnológico e, principalmente, com as mudanças nas Normas Regulamentadoras e na legislação em geral.

Além do mais, um sistema completo e integrado aumenta a produtividade dos funcionários responsáveis pela gestão ocupacional, reduzindo o número de tarefas repetitivas, minimizando o risco de erros e proporcionando diversas facilidades.

Além de colaborar com a implementação e fiscalização das medidas de proteção, uma ferramenta de gestão proporciona o cumprimento das obrigações com os órgãos fiscalizadores através do eSocial.

Os eventos do eSocial devem ser enviados diretamente ao programa governamental através de um software especializado, utilizando web service, já que essas ferramentas permitem o envio dos arquivos no único formato aceito pelo programa, o .xml.

Seja em atividades de mais ou menos riscos, a tecnologia é indispensável para diminuir os erros humanos, garantir que as mais variadas funções de SST sejam realizadas de forma simultânea sem que nenhum dado se perca e otimizar o trabalho das consultorias e SESMTs. Tudo em prol da saúde dos colaboradores