Abril Verde: conheça a campanha dedicada a conscientização sobre segurança no trabalho

Todo mundo já ouviu falar de campanhas como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, por exemplo. E o Abril Verde, você conhece?


O Abril Verde é uma campanha que tem por objetivo orientar e conscientizar a respeito do papel que os cuidados com a saúde e segurança no trabalho exercem, e a importância da prevenção de doenças e acidentes em ambientes laborais.


A escolha do mês de abril para a celebração desta campanha não foi atoa: o Abril Verde faz alusão à explosão de uma mina na cidade de Farmington, Virgínia, nos Estados Unidos. Essa tragédia ocorreu no dia 28 de abril de 1969 e matou 78 trabalhadores, e é considerado um dos maiores acidentes de trabalho do mundo. O dia 28 é dedicado à memória dessas vítimas, sendo conhecido como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A cor verde, que remete aos cursos da área de saúde, foi escolhida para representar a campanha.

Mas por que dedicar um mês à conscientização de Segurança do Trabalho?

Segundo os dados divulgados pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, entre 2012 e 2018 foram notificados 4.503.631 acidentes de trabalho (CATWEB) e 16.455 destes acidentes resultaram em morte.
De acordo com a ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho) o Brasil é o quarto colocado no ranking mundial de acidentes de trabalho, sendo “o país onde a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada 3h38 um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança do trabalho”.

Além do mais, muitos trabalhadores adoecem por conta da realização de suas atividades laborais, seja pela repetição de tarefas sem adequação ergonômica ou a exposição à agentes nocivos sem o uso de equipamentos de proteção, e acabam sofrendo pelo resto da vida com as consequências dessas enfermidades que poderiam ser evitadas.


Sabemos que muitos empresários e empregadores ainda acreditam que os cuidados com a saúde e segurança do trabalho são gastos desnecessários, e muitos preferem ignorar a legislação e negligenciar seus colaboradores.
O objetivo do Abril Verde é justamente apontar a necessidade desses cuidados e conscientizar empregadores e funcionários sobre o quão importante eles são, já que podem salvar muitas vidas e evitar consequências graves.

Como trazer a campanha do Abril Verde para a minha empresa?

Palestras, treinamentos, seminários e grupos de debate são uma forma interessante de fomentar essa discussão no seu local de trabalho. A organização de uma SIPAT temática também é uma maneira de chamar atenção e envolver todo o grupo de colaboradores na campanha.
Mesmo que nesse momento de pandemia grandes reuniões e eventos não sejam viáveis, vale orientar e conscientizar de maneira remota: debates por videoconferência, e-mails ou folders informativos, treinamentos online, etc.