3 dicas para organizar a sua clínica de saúde ocupacional

Todo mundo que já esteve por dentro das rotinas de uma clínica de saúde ocupacional sabe quantos processos estão envolvidos por trás do monitoramento da saúde dos trabalhadores.

Essas instituições precisam estar a par das normas de SST, gerenciar um quadro de profissionais especializados em diversas áreas da saúde – para que todas os tipos de exames exigidos de acordo com as mais variadas funções possam ser realizados – ou, ainda, gerenciar a terceirização de alguns serviços, cadastrar pacientes, gerenciar os agendamentos, cuidar do financeiro, etc.

No meio de tantas tarefas, a produtividade pode acabar caindo, a rotina virar um caos e a clínica ficar em falta com as empresas atendidas, resultando em perda de clientes e até o fracasso do negócio.

Então, como organizar uma clínica de saúde do trabalho? Como oferecer o melhor atendimento às empresas e pacientes? Confira essas três dicas:

  • Utilize um sistema para gestão próprio para clínicas de SST

Usar um sistema de gestão é praticamente regra em todas as empresas atualmente, e é realmente uma “mão na roda” quando falamos em gerenciar um negócio. O erro está quando a empresa contrata um software que não tenha foco no nicho e que não tenha as ferramentas adequadas às especificidades da área.

Portanto, invista em um software apropriado para o dia a dia de uma clínica de medicina do trabalho, que inclua ferramentas de atendimento aos pacientes, controle da agenda dos profissionais, relatórios de exames e que facilite a organização financeira sem custos adicionais, já que a gestão do financeiro da empresa tem um peso muito grande para o sucesso dela.

  • Padronize os processos e treine seus funcionários

Além de utilizar uma boa ferramenta de gestão, é preciso padronizar os processos realizados, começando pelo atendimento a cadastro dos pacientes. Isso é fundamental para que exames e datas de exames não sejam perdidas e que erros de informação não aconteçam.

É preciso que seus funcionários entendam o que a clínica faz, conheçam os exames, saibam como cadastrar de forma segura e eficiente os dados dos pacientes, como recebê-los e encaminhá-los para as consultas e exames, e que mantenham os resultados desses bem organizados.

  • Emita relatórios de controle

Os relatórios são a ferramenta ideal para ter um panorama geral da sua clínica, desde os atendimentos até aos diagnósticos, que são informações muito importantes para o controle ideal da saúde dos colaboradores atendidos.

Com eles você consegue manter seu caixa em dia, fazer a convocação de exames nos prazos, evitar conflito de agenda e longas esperas dos pacientes que acabam por perder tempo aguardando a avaliação, e corrigir possíveis falhas.

  • Agora você está preparado!

Você já sabe como organizar sua clínica de medicina do trabalho, então conheça o software ideal para fazer a gestão dela. Entre em contato e teste o SESMO gratuitamente no módulo Medicina por até 15 dias!