BLOG

eSocial

Novo cronograma do eSocial na versão simplificada

O sistema simplificado iria ao ar no dia 17 de maio, mas teve que ser adiado para ajustar a integração do CNIS e do INSS. Por conta disso, os eventos de Saúde e Segurança no Trabalho de folha dos empregadores/contribuintes pessoas físicas (exceto doméstico), que deveriam ser enviados em junho, foram adiados e só poderão ser recebidos na nova versão.

Continuar leitura...
Gestão

Confira 5 passos fundamentais para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) funcionar na sua empresa

Todo colaborador precisa ter sua segurança preservada ao desempenhar suas funções no ambiente de trabalho, certo? A implementação de normas reguladoras se reformula constantemente para evitar quaisquer riscos à saúde e a vida do funcionário e proporcionar benefícios para as empresas. Neste caso, o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais surgiu como uma iniciativa em promover outros pontos de vista e técnicas entre empregado e empregador.

Continuar leitura...
Gestão

Assinatura digital na área de Medicina do Trabalho

A assinatura e guarda eletrônica dos documentos já é uma realidade em muitas áreas, e SST não ficou para trás: a partir da publicação da portaria nº 211, além de uma funcionalidade prática, se tornou uma obrigatoriedade. Entenda como ter uma assinatura digital para emitir os documentos de medicina ocupacional:

Continuar leitura...
eSocial

CAT eletrônica e os eventos de SST no eSocial

Para quem ainda duvidava que os eventos de Saúde e Segurança do trabalho iam, de fato, vigorar no eSocial: chegou a hora! A partir de junho, a CAT, Comunicação de Acidente de Trabalho, fará parte do eSocial, quando os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) entram em vigor para o primeiro grupo.

Continuar leitura...
Gestão

A importância da cultura de segurança nas organizações

A cultura de segurança de uma empresa diz respeito às crenças, valores, atitudes, normas e práticas de trabalho compartilhadas entre funcionários e administração. Cada funcionário desempenha um papel vital em garantir a segurança de todo o restante da equipe. Todas as empresas, especialmente aquelas com muitas funções de risco, como construção civil, indústria, mineração, inflamáveis, etc., devem adotar essa abordagem.

Continuar leitura...